Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Pensamento do dia:"A verdadeira arte da memória é a arte de atenção" - Samuel Johnson (1709-1784) - escritor britânico.
Efemérides: 04 de Julho na História do Mundo

Luanda - Principais acontecimentos registados a 4 de Julho, na História do Mundo:

 

 

1336 - Morre, em Estremoz, a rainha portuguesa Santa Isabel.

 

1528 - Ocorre o primeiro grande surto de peste na Inglaterra.

 

1700 - A Rússia e a Turquia assinam um acordo de paz.

 

1776 - O Congresso norte-americano emite a declaração da independência dos EUA.

 

1779 - Forças francesas tomam Granada, nas Índias Ocidentais.

 

1910 - A Rússia e o Japão assinam um acordo sobre as questões da Manchúria e da Coreia.

 

1935 - A Áustria, encorajada pelo dirigente fascista italiano Benito Mussolini, abole as Leis anti-Habsburgo e restaura, parcialmente, a prioridade imperial.

 

1937 - Regista-se, em Lisboa, um atentado bombista contra o presidente português do Conselho de Ministros, António de Oliveira Salazar.

 

1940 - Completa-se a retirada de Dunquerque, em França, com a evacuação de 300.000 soldados aliados (Operação Dynamo), durante a II guerra mundial.

 

1944 - Roma é libertada pelas forças aliadas, durante a II Guerra Mundial. 

 

          - O grupo anti-submarino 22.3 dos Estados Unidos da América capturam o submarino alemão U-505, marcando a primeira vez que um navio da Marinha dos EUA tinha capturado uma embarcação inimiga no alto mar desde o século 19, no decorrer da II Guerra Mundial.

 

1946 - Constitue-se a república das Filipinas, após 47 anos de administração norte-americana.

 

1959 - A Jamaica é dotada de um governo autónomo, no ámbito da Federação das Índias Ocidentais.

 

1962 - A França e a República Federal da Alemanha concluem um acordo para tentar organizar uma cimeira de dirigentes Europeus, a fim de se reatarem as negociações tendentes a formação de uma Confederação Política Europeia.

 

1972 - As Coreias do Norte e do Sul renunciam ao emprego da força, concordando em reunificar, pacificamente, a Coreia sem intervenção externa.

 

1976 - Um comando israelita desloca-se cerca de quatro mil quilométros até ao aeroporto de Entebe, no Uganda, para libertar 130 reféns detidos num avião. Na operação morreram quatro israelitas, sete piratas aéreos e 20 soldados ugandesas.

 

1977 - O presidente do Uganda, Idi Amin, revela que desmantelou uma conspiração internacional que visava o seu assassínio e de outros dirigentes africanos.

 

1983 - Uma seca que afecta quase cinco dos 12 milhões de habitantes de Moçambique, forçando as populações a viverem de frutos selvagens, obriga ao governo de Maputo a renovar apelos de ajuda internacional.

 

1985 - O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, envia ao seu homológo norte-americano, Ronald Reagan, uma carta, manifestando o desejo de melhor relações entre os dois países.

 

1986 - Médicos australianos revelam terem nascido, pela primeira vez no mundo, gémeos concebido a partir de óvulos congelados.

 

1989 - Governo chinês reprime duramente estudantes na praça, provocando um massacre, na praça Tianamen.

 

1991 - O MPLA regista-se no Tribunal Supremo, nas vestes de Tribunal Constitucional de Angola. 

 

         - Eduard Schevardnadze demite-se do Partido Comunista da União Soviética (PCUS), dois dias após ter fundado o Partido Pró-Democracia.

 

1992 - O Parlamento de Luxemburgo ratifica o tratado de Maastricht.

 

1993 - Morre a actriz cinematográfica norte-americana Anne Shirley aos 75 anos de idade.

 

1995 - John Major, primeiro-ministro britânico, vence as Eleições para a liderança do Partido Conservador.

 

1996 - Termina, no Porto, a II cimeira Portugal-Marrocos, destacando-se, de entre as principais conclusões, a promoção de acções conjuntas contra o tráfico de droga.

 

1997 - A nave não tripulada "Mars Pathfinder" pousa em Marte e mostra as primeiras imagens da superfície do planeta vermelho, após uma viagem espacial de 500 milhões de quilômetros.

 

2005 - Os Estados Unidos da América lançam a sonda Deep Impact, construída para lançar um projétil contra o cometa 9P/empel 1 para estudos.

 

2007 - Morre Henrique Viana, actor português.

   

 

         - A Lei da Imigração é publicada em Diário de República. 

 

 

         - A Comissão Europeia confirma a inclusão da transportadora aérea angolana TAAG na "lista negra" das companhias proibidas de operar no espaço aéreo europeu por motivos de segurança. 

 

          - As revistas científicas Science e Nature são galardoadas com o Prémio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades. 

 

          - Morre em Lisboa, vítima de cancro, o actor Henrique Viana, 71 anos, cuja carreira se estendeu por mais de 50 anos. 

 

2008 - A presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, Isabel Jonet, é distinguida com o Prémio Dona Antónia Adelaide Ferreira, atribuído anualmente pelas Caves Ferreira a uma mulher com "excecional afinidade" às características pessoais da "Ferreirinha" 

 

        - O actor e encenador Diogo Infante demite-se do cargo de director artístico do Teatro Maria Matos, alegando falta de meios financeiros para prosseguir o projeto que criou naquele equipamento municipal 

 
     
 
         - Tem lugar o primeiro voo directo entre a China e Taiwan desde 1949
 
     

         - O antigo vice-presidente da República Democrática do Congo comparece pela primeira vez perante os juízes do Tribunal Penal Internacional, sob acusações de crimes de guerra e contra a humanidade por atrocidades cometidas na República Centro Africana 

 

        - Morre o antigo senador republicano Jesse Helms, uma das principais figuras do conservadorismo norte-americano das últimas décadas, aos 86 anos

 

2010 - Morre, aos 75 anos, Ayatollah Fadlallah, líder xiita do Líbano, mentor do Hezbollah, inimigo dos Estados Unidos e ex-apoiante da revolução islâmica iraniana. Promoveu a emancipação das mulheres e opôs-se aos crimes de honra. 

 

               Este é o centésimo quinguagésimo quinto dia do ano. Faltam 180 dias para acabar 2012

 

 


 




 Imprimir    Indicar
Minuto a Minuto
19:41 - Defendida necessidade de estreitamento das relações entre as FAA e a Comunicação Social
19:40 - Cohóquei vai engalanar cidades sedes em Junho
19:35 - Cruz Vermelha promove acções sobre a conservação do meio ambiente
19:25 - População deve ser informada sobre censo piloto
19:24 - Angolanos prezam pela irmandade entre povos - Ernesto Muangala
19:18 - Grupo técnico do Conselho de Ministros avalia obras de impacto social
19:18 - Funcionários públicos esclarecidos sobre relação jurídico-laboral
19:17 - Administrador quer mais apoios às iniciativas de empreendedorismo
19:11 - AJAPRZ doa bens as vítimas da seca nos Gambos
19:11 - Empresário defende novos incentivo à indústria madeireira
Câmbio AKZ -12/03
Compra Venda
USD 95,730 96,290
GBP 142,466 143,149
EUR 124,373 124,966
ZAR 10,460 10,513
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.