Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Pensamento do dia:"Devemos a idade média às duas piores invenções da humanidade: o amor romântico e a pólvora" - André Lorois (1885-1967) - nome literário do escritor francês Eile Herzog.
Efemérides: 25 de Junho na História do Mundo

 

Luanda  - Principais acontecimentos registados no dia 25 de Junho:

 

1501 - O Papa Alexandre VI confirma o tratado franco-espanhol de Granada, sobre a divisão de Napoles, declarando Luis XII rei de Napoles.

 

1658 - O exército anglo-francês derrota os espanhois em Dunquerque, na Bélgica.

 

1876 - A força de cavalaria do general George Custer é massacrada pelos índios Sioux na batalha de Little Big Horn, no Estado de Montana, nos EUA.

 

1880 - O Parlamento do Cabo rejeita o plano que prévia a Federação da África do Sul.

 

1918 - Forças norte-americanas expulsam os alemães da floresta de Belleau, no decorrer da I Guerra Mundial.

 

1950 - Inicia-se a guerra da Coreia com a invasão da República da Coreia por forças da Coreia do Norte.

 

1962 - Em Moçambique, então sob administração portuguesa, funda-se a Frelimo - Frente de Libertação de Moçambique - sob a presidência de Eduardo Mondlane.

 

1966 - O Vaticano e a Jugoslávia retomam relações diplomáticas, no que foi considerada como uma importante medida no sentido de melhorar as relações entre a igreja Católica e o mundo comunista.

 

1975 - Sob a presidência de Samora Moisés Machel, Moçambique ascende à independência.

 

1978 - A Argentina vence o mundial de futebol, derrotando na final à Holanda por 3-1, após prolongamento, em Buenos Aires.

 

1979 - O comandante supremo das forças da OTAN, Alexandre Haig, escapa ileso a um atentado em Mons, Bélgica.

 

1982 - O Secretário de Estado norte-americano Alexander Haig demite-se, sendo substituido por George Shultz.

 

1984 - Lord Carrington, antigo ministro britânico dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, toma posse no cargo de Secretário-Geral da OTAN, sucedendo ao holandês Joseph Luns. 

 

           - Morre o filosofo e historiador francês Michel Foucault.

 

1986 - Cuba e Brasil restabelecem relações diplomáticas, cortadas há 20 anos.

 

1991 - A Croácia (primeiro) e a Eslovénia (depois) proclamam a independêcia e a dissolução da Federação Jugoslava.

 

1993 - O parlamento irlandês despenaliza a homossexualidade a partir dos 17 anos.

 

1996 - A Assembleia da República portuguesa aprova a proposta do governo sobre o voto dos imigrantes nas eleições autárquicas. 

 

         - O comité de peritos da UNESCO aprova, em Paris (França), a elevação do centro histórico do Porto a categoria de património mundial. 

 

          - Os 15 da UE aprovam uma posição que condena as violações dos direitos humanos cometidas pela Indonésia.

 

1997 - Uma nave de carga "Progress" choca com a estação orbital russa "MIR",em manobra de acoplagem, danificando painéis solares que fornecem grande parte da energia à estação.

 

2005 - Quinze indonésios são castigados em público por jogarem a dinheiro, violando a lei islâmica

 

          - A polícia brasileira prende, em Salvador, a dona-de-casa Rosanita dos Santos de 47 anos de idade, sob acusação de matar, esquartejar e fritar o marido, o soldado reformado da polícia militar José Raimundo dos santos, de 52 anos de idade.

 

 2007 - Inaugurado o Museu Berardo de Arte Moderna e Contemporânea, no CCB, colocando Portugal na rota das grandes exposições de arte europeias.

 

 2009  - O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, concede posse ao Provedor de Justiça, Paulo Tjipilica, para, mais um mandato de quatro anos à frente da provedoria.

 

             - Michael Jackson, o génio da música Pop, morre de ataque cardíaco, aos 50 anos, num hospital de Los Angeles (Estados Unidos da America). 

 

              Este é o centésimo septuagésimo sexto dia do ano. Faltam 189 dias para acabar 2011.

 

 




 Imprimir    Indicar
Minuto a Minuto
0:30 - Vice-presidente esperado hoje na cidade vietnamita de Ho Chi Min
0:25 - Ghana/Mali (ficha técnica)
0:22 - Vice-campeão caí para o quarto lugar após derrota com o Mali
0:16 - Síntese das principais notícias das últimas 24 horas
22:39 - 1º secretário da JMPLA apela para tarefas da reconstrução nacional
22:34 - Uíge acolhe acto central de abertura da Jornada dos 50 anos da OMA
22:29 - MPLA no Lobito revitaliza suas estruturas de base
22:21 - Mais de 600 partos foram assistidos em 2011no centro de saúde do Chindjendje
22:18 - Igreja Anglicana cria fundo evangelístico Alexandre Kifuati
22:05 - Fiéis católicos solidarizam-se com doentes internados no Hospital local
Câmbio AKZ -02/02
Compra Venda
USD 95,055 95,531
GBP 149,636 150,356
EUR 125,340 125,919
ZAR 12,155 12,263
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.