Luanda – A modernização dos exames radiológicos digitalizados, em substituição do sistema tradicional Analógico, no Hospital Américo Boavida, desde segunda-feira passada, constitui destaque da semana finda.
Em entrevista à Angop, o seu Presidente do Conselho de Administração, Carlos Mariano, disse que doravante os serviços de Raio-X oferecerão um atendimento mais eficiente e de melhor qualidade à luz da nova tecnologia implementada.
Acrescentou que a base tecnológica, consiste na aquisição de equipamentos que permitem a digitalização de todos os exames imagiológicos, como a mamográfia, orto-pantomagráfia, TAC, RX contrastado e ecográfia.
Ainda no ramo da saúde, mereceu também destaque o alerta da Polícia Económica, à população abster-se do consumo dos medicamentos
Hemoglobine B12, do Lote 38E08, e Beviplex, do Lote 003018, fabricados na República Democrática do Congo, por serem falsos.
Segundo o chefe de Departamento de Inspecção da Polícia Económica, Cristiano Francisco, os medicamentos são em forma de xaropes, embalados em frascos de 100 ML, para a cura de anemias.
Mereceu igualmente evidência noticiosa, o grupo de crianças angolanas submetidas a distintas intervenções cirúrgicas com sucesso em Israel, que regressam ao país sexta-feira, segundo uma nota da embaixada deste país em Angola a que a Angop teve hoje acesso.
De acordo com a nota, este é o último grupo de crianças angolanas que se encontravam neste país em tratamento médico no âmbito de um programa patrocinado pelo grupo empresarial israelita LR.
As crianças angolanas, num total de 100, partiram para Israel em distintas fases no período de 22 a 25 de Setembro de 2008 e de igual forma foram regressando a Angola.
Já na área social, teve importância a entrada em vigor do Novo Código de Estrada que segundo o director nacional de Viação e Trânsito, subcomissário Inocêncio de Brito, distinta o início de um processo de mudança de comportamento e mentalidades dos utentes da via pública.
Em entrevista à Angop, o responsável disse ser necessário uma abordagem gradual que combine, por um lado, a actuação do dispositivo policial na vertente da prevenção, fiscalização e repressão e, por outro, a educação rodoviária sobre novas atitudes e comportamentos que visam uma vivência harmoniosa na partilha do meio ambiente rodoviário.
De acordo a fonte, em virtude do novo diploma legal contemplar muitas normas novas, tais como o uso obrigatório do cinto de segurança, proibição do uso do telemóvel durante a condução, inspecções regulares de viaturas, a corporação vai continuar com o processo de sensibilização de acatamento às novas normas.
No campo da cultura, destacou-se o reforço da cooperação entre Angola e o Brasil, iniciados desde Janeiro, com projectos de fortalecimento da preservação da memória, da produção audiovisual, e da gestão do património cultural angolano.
Uma nota da embaixada brasileira em Angola, a qual a Angop teve acesso, indica que os dois países cooperarão na identificação, restauração e preservação dos bens que integram o acervo da cinemateca nacional.