Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
15-07-2012 18:03

Huíla
Programa de combate à fome já beneficia metade de habitantes de Chipindo

Chipindo - Mais de 60 mil populares de Chipindo, a 456 quilómetros a norte da cidade do Lubango, província da Huíla, estão a beneficiar desde 2010 do Programa Integral de Municipalização e de Desenvolvimento Rural, Combate à Fome e Redução da Pobreza.
 
A informação foi prestada hoje (domingo), à Angop, pelo administrador municipal de Chipindo, Daniel Salupassa, no final da visita que o vice-governador da província para o sector do urbanismo e infra-estruturas, Nuno Mahapi, efectuou à localidade.
 
Daniel Salupassa explicou que os populares estão a beneficiar de serviços de saúde, com destaque para seis postos nas áreas de Bunjei, Ndovala e na sede municipal, assim como quatro escolas de seis e 12 salas de aula, bem como sistema de fornecimento de água potável e energia eléctrica.
 
O administrador referiu que o Governo disponibiliza anualmente 214 milhões de kwanzas para sustentar o programa, "cujos benefícios são visíveis, pois o município teve todas suas infra-estruturas destruídas pela guerra".
 
Acrescentou que, no âmbito do programa “Água para Todos”, pelo menos 30 mil populares já beneficiam do precioso líquido, com a construção de sistemas de distribuição nos sectores e comunas que compõe o município.
 
“Antigamente o município tinha dificuldades para fornecer água potável e energia aos munícipes, mas agora com um novo sistema de fornecimento e furos abertos as questões de doenças provocadas pelo consumo de água imprópria diminuíram consideravelmente na localidade” realçou.
 
Sublinhou estar em curso a construção de duas escolas de seis salas de aula, postos médicos, 40 das 200 residências sociais, campos polivalentes, bem como outras infra-estruturas de apoio à agricultura e ao comércio rural.
 
Durante a sua visita, o vice-governador inaugurou três escolas de seis salas de aula avaliadas em mais de 30 milhões de kwanzas, um posto médico estimado em cerca de 20 milhões kwanzas.
 
Nuno Mahapi radiografou igualmente as obras do novo edifício da administração municipal, uma escola de 12 salas de aula e outras construções enquadradas nos programas de investimentos públicos e de combate à pobreza.
 
 
 
O município de Chipindo dista a 456 quilómetros a norte da cidade do Lubango e tem uma população estimada em mais de 150 mil habitantes.
 





 Imprimir    Indicar
Últimas Notícias
21:49 - Instituto de Administração e Gestão promove jornada pedagógica
21:41 - INAC analisa em Menongue situação da criança
19:35 - Cruz Vermelha promove acções sobre a conservação do meio ambiente
19:25 - População deve ser informada sobre censo piloto
19:24 - Angolanos prezam pela irmandade entre povos - Ernesto Muangala
19:18 - Funcionários públicos esclarecidos sobre relação jurídico-laboral
19:11 - AJAPRZ doa bens as vítimas da seca nos Gambos
19:06 - Programa emergência para água vai abranger 18 mil habitantes no Luau
19:06 - Actividade de "Boa fé" marca encerramento do acampamento dos escuteiros em Kangandala
19:04 - Sensibilização da população assegura censo sem sobressaltos
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.