Lubango – Cinco pessoas morreram e 28 ficaram feridas em consequência de 28 acidentes de viação registados, nos últimos sete dias na província da Huíla, pela Unidade Operativa do Lubango, informou hoje o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, superintendente-chefe Paiva Tomás.
De acordo com o porta-voz, que avançou os dados à Angop, intervieram nestes acidentes 33 veículos automóveis e 11 motociclos. Comparativamente à semana passada, observou-se a diminuição de um morto, quatro feridos, sete acidentes e danos materiais por avaliar.
Os sinistros tiveram natureza em nove atropelamentos, igual número de colisões entre veículos automóveis, cinco entre veículo automóveis e velocípedes, dois despistes, uma colisão entre motociclo, o mesmo número de colisão entre veículo automóvel e de tracção animal.
O oficial apontou o excesso de velocidade como a principal causa dos acidentes registados no período em análise.
O município do Lubango liderou o gráfico das ocorrências com 14 casos, seguido da Humpata, com quatro, Caluquembe, três, Quipungo, Kuvango, dois, Gambos, Matala e Chibia, um cada.