Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
13-06-2012 17:52

Zaire
Mais de cinco mil refugiados angolanos na RDC regressam ao país

Mbanza Kongo - Cinco mil e 923 cidadãos angolanos que se encontravam a residir na República Democrática do Congo (RDC) na condição de refugiados regressaram ao país desde Novembro de 2011 a Abril deste ano, no âmbito do processo de repatriamento voluntário e organizado dos refugiados.


Em declarações hoje (quarta-feira) à Angop, o chefe de departamento provincial de Assistência e Reinserção Social, Victor Kusonga, explicou que esses compatriotas, numa composição de 2 mil e 292 cidadãos, regressaram ao país através do posto fronteiriço do Luvo, 60 quilómetros a norte da cidade de Mbanza Kongo.


Durante o processo de repatriamento, precisou, a Direcção Provincial da Assistência e Reinserção Social, em parceria com a Organização Internacional para Migração (OIM), realizou 30 comboios rodoviários a partir da República Democrática do Congo, sendo 10 de Kinshasa e 20 da região do Baixo Congo.


Informou que 5 mil e 320 cidadãos, correspondentes a 2 mil e 57 famílias, foram reassentados na província do Zaire, ao passo que 673 foram transportados para outras regiões do território nacional.


"A primeira fase de repatriamento dos refugiados angolanos na RDC, que iniciou a 4 de Novembro de 2011 e que terminou a 20 de Abril do corrente ano, decorreu sem sobressaltos", sustentou.


A segunda fase da operação de repatriamento, disse, inicia na próxima sexta-feira (15 de Junho), com a previsão da chegada ao país de 385 compatriotas, constituídos por 77 famílias.


"Quando chegam permanecem no máximo três dias aqui no centro do Kiowa para a obtenção de bilhete de identidade, para depois seguirem viagem para as zonas de origem", explicou.


O processo de repatriamento dos refugiados angolanos na RDC termina a 30 de Junho do corrente ano.






 Imprimir    Indicar
Últimas Notícias
9:14 - Jovens chamados a abraçarem Jesus
8:17 - Idosos de Kituma beneficiam de bens de primeira necessidade
7:20 - Vigário geral exorta religiosas a seguir humildade de Maria
6:39 - Polícia garante asseguramento durante as festas em Sanza Pombo
4:23 - Adventistas comemoram 150º aniversário da organização
4:02 - Governante reafirma aposta do ministério na formação de quadros
3:02 - Estudantes devem traçar projectos exequíveis para resolução dos problemas da sociedade
2:30 - Igreja Evangélica do Lubango comemora 69 anos
21:26 - Governador constata condições de vida da população do Pete Kussu
17:07 - Crianças da OPA visitam feira das TIC
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.