Malanje - A Comissão Nacional Inter-sectorial de Desminagem e Assistência Humanitária (CNIDAH) procedeu terça-feira, em Malanje, ao lançamento do projecto de recolha e actualização de dados de pessoas portadoras de deficiências, vitimas de minas, que visa a criação de condições para apoiar esse grupo alvo.
No acto de lançamento do projecto foi informado às autoridades da província, membros do governo, autoridades tradicionais e instituições ligadas à desminagem sobre a necessidade do Executivo criar uma base de dados nacional do número de vítimas de minas, com vista a implementação de projectos comunitários para apoio a essa franja social, de acordo com as suas especificidades e realidades.
Na ocasião, a coordenadora nacional da subcomissão para assistência e vítimas de minas da CNIDAH, Maria Madalena, destacou os objectivos gerais e os eixos de acção do projecto, tendo referido que há orientações saídas de várias convenções nacionais e internacionais, que orientam os Estados a implementarem planos de acção de atendimento integrado às vitimas de minas, daí a razão desse projecto ser uma realidade em Angola.
A responsável explicou que a aplicação desses eixos vão se consubstanciar na melhoria das capacidades nacionais mediante a colheita de dados sobre as vítimas de minas, garante da prestação de serviço, estabelecer o desenvolvimento e capacidade de atender as necessidades psicológicas e social das vítimas, entre outros benefícios.
Maria Madalena precisou que, com vista a se criar uma base de dados eficiente, os inqueridos sobre os deficientes vítimas de minas deverão ser feitos em todos os municípios, comunas e bairros e nos aglomerados populacionais, pelo que pediu a colaboração dos administradores dessas zonas, para que o processo seja exitoso.
Por sua vez, vice-governadora de Malanje para o sector político e social, Alice Van-dúnem, falando na qualidade de coordenadora provincial de acção contra minas, referiu que a problemática sobre pessoas portadoras de deficiências vitimas de minas constitui um fenómeno que carece de reflexão, por essa razão a CNIDAH está a levar a cabo o projecto em referência, cujos resultados só serão possíveis com a colaboração de todos os agentes sociais.
Alice Van-dúnem explicou que o levantamento do número de deficientes para a inclusão nos bancos de dados será o primeiro passo de um processo que vai permitir a médio prazo a melhoria das suas qualidades de vida.
O processo de levantamento e actualização de dados sobre pessoas portadoras de deficiência, vítimas de minas, será levado a cabo por uma empresa de desminagem, denominada “Tekilmer” e conta com o apoio do governo da província, da CNIDAH e das brigadas de desminagem das Forças Armadas Angolanas e de outras instituições afins.