Cangandala - O hospital municipal de Cangandala, 28 quilómetros a sul da cidade de Malanje, contará este ano com serviços de estomatologia.
A informação foi avançada hoje, quinta-feira, à Angop, pela chefe de repartição municipal de saúde de Cangandala, Isabel da Conceição Leitão, referindo que os preparativos para a materialização do projecto decorrem a bom ritmo, com a instalação do equipamento e a especialização de dois técnicos, que recebem actualmente formação nos hospitais da cidade de Malanje.
A responsável garantiu que com a entrada em funcionamento dos serviços de estomatologia poderão implementar programas de higiene bucal.
O hospital municipal de Cangandala foi concebido para atender sete áreas, mas actualmente funcionam apenas cinco: as de medicina geral, maternidade, obstetrícia, consultas e pequenas cirurgias.
Os serviços laboratoriais e os de raio X estão inoperantes, o primeiro por falta de técnicos e o segundo porque a sala se encontra inacabada.
Em média, sessenta pessoas oriundas das quatro comunas da municipalidade são atendidas referido hospital, que conta com quatro médicos, uma enfermeira obstetra, 28 técnicos de enfermagem geral, bem como 18 trabalhadores auxiliares.
A malária, as doenças diarreicas e respiratórias agudas, bem como as infecções da pele, são as patologias mais frequentes na unidade hospitalar que tem capacidade para internar 24 pacientes.