Luanda - O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) destacou um efectivo de 100 homens no Santuário da Muxima, vila da Kissama, província do Bengo, apoiados por meios terrestres, aéreos e aquáticos, devido a peregrinação ao Santuário da Nossa Senhora da Muxima, a decorrer nos dias 4 e 5 do corrente mês.
O porta-voz deste órgão afecto ao Ministério do Interior, Faustino Sebastião, informou hoje à Angop que são meios de resgate e salvamento, com destaque para helicópteros da esquadra da Polícia Nacional, ambulâncias, viaturas de extinção de incêndios, bem como botes para os serviços de náufragos.
De acordo com a fonte, ao longo desta semana o SPCB realiza no local campanhas de sensibilização sobre a utilização de fontes luminosas, evitar afogamentos, de entre outras actividades.
O SPCB civil vai contar com a colaboração das Forças Armadas Angolanas ( FAA), em homens e meios, com destaque para os da Marinha de Guerra.
A peregrinação, que conta com a organização da Diocese de Viana em colaboração com governo local, tem a expectativa de acolher mais de 150 mil peregrinos.