Tchindjendje - Os habitantes da sede comunal de Tchiyaka, cerca de 36 quilómetros a Norte do município de Tchindjendje, província do Huambo, estão privados do fornecimento de água potável há mais de um mês, devido a uma avaria técnica na bomba de distribuição.
Em declarações hoje, quinta-feira, à Angop, o chefe dos serviços técnicos da comuna, Jorge Kamati, explicou que o sistema de captação e tratamento da jurisdição funcionou apenas um mês desde a sua inauguração e, com a avaria que se regista, as populações voltam a consumir água não tratada.
"As populações recorrem às nascentes dos rios e cacimbas para obterem água para o consumo, numa altura em que a comuna regista nesta época do ano uma carência de água em toda extensão”, lamentou o responsável.
Jorge Kamati disse ter garantias da Direcção Província de Energia e Água, que assume o compromisso de instalar uma nova bomba com mais capacidade, por forma a satisfazer os mais de 420 consumidores de água na comuna de Tchiyaka.
O sistema de captação e tratamento de água da comuna foi inaugurado recentemente pelo governador local, Fernando Faustino Muteka, no quadro do programa do governo de construção de uma nova Tchiyaka.
No quadro da construção de uma nova sede administrativa da comuna de Tchihaka foram já construídas pelo governo uma escola com seis salas de aulas e um centro de saúde, além de estarem em curso as obras do edifício do palácio, a sede da administração, residência do comandante da Polícia Nacional e da esquadra policial.