Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
23-06-2009 12:25

Kuando Kubango
Diagnosticados 55 casos de VIH/Sida em menos de um mês

Menongue – O Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntária (CATV), do município do Kuito Kuanavale, província do Kuando Kubango, diagnosticou, de Maio a Junho de 2009, 55 casos de Vih/Sida, segundo informou a imprensa, este fim-de-semana, o seu chefe, Jacob Sumpu.


De acordo com Jacob Sumpu, entre os seropositivos, fazem parte mulheres grávidas, homens e jovens com idade compreendida entre os 16 aos 26 anos e uma criança de 8 meses.


Segundo afirmou, os serepositivos têm direito a antiretrovirais, bem como têm merecido um acompanhamento dos médicos cubanos e angolanos, para o seu tratamento, que os visitam quinzenalmente.


O CATV, no Kuito Kuanavale, foi implantado no mês de Maio do ano em curso.


Para além desta pandemia, o município do Kuanavale depara-se com um grande problema de doenças respiratórias agudas, originadas pelo frio que assola a localidade.


Segundo a chefe de Repartição Municipal de Saúde naquela localidade, Adelaide Aulária Ernesto, o hospital tem registado 30 a 50 consultas de doenças respiratórias, entre os quais os casos mais graves ficam internados e outros recebem tratamento ambulatório.


Afirmou igualmente que a par destas doenças respiratórias agudas, tem-se registado um elevado número de casos de paludismo, diarreia que são as consideradas mais frequentes.


Adelaide Eulária assegurou que o hospital não enfrenta grandes dificuldades em termos de medicamentos.






 Imprimir    Indicar
Últimas Notícias
18:13 - Município de Maquela do Zombo carece de enfermeiros
18:08 - Registados mais de 40 casos de lepra em seis meses
17:36 - Distribuídos seis mil mosquiteiros em sete meses
13:24 - Comité regional aprova princípios orientadores do documento sobre o Fundo Africano
12:44 - Angola aprova fundo para situações de emergência de saúde
10:00 - Participantes analisam proposta da criação de fundo africano para emergência de saúde pública
9:08 - Director regional da OMS propõe fundo de USD 100 milhões
20:21 - Jornadas técnico-científicas abordam humanização da saúde
16:12 - Vacinados mais de seis mil animais contra raiva
13:40 - Gomes Sambo exorta combate à resistência da tuberculose aos medicamentos
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.