Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
22-09-2012 22:21

Bié
MINSA realiza campanha de sensibilização contra VIH/Sida


Kuito - Uma campanha de sensibilização contra a VIH/Sida foi realizada hoje, nas artérias da cidade do Kuito, província do Bié, numa iniciativa do Programa de Luta contra a Enfermidade, nesta parcela do país.

 


Falando à Angop, o responsável da Saúde Pública e Controlo de Endemias na região, Óscar Eduardo Bambi, sublinhou que a acção tem como finalidade despertar no seio da população sobre os sintomas, vias de transmissão e das formas de prevenção da sida.

 


Disse ainda que a campanha decorreu nas praças e outros lugares de aglomeração populacional, tendo sido distribuídos preservativos, panfletos e folhetos da Sida, bem como de outras enfermidades de transmissão sexual.

 


Óscar Eduardo Bambi confirmou ainda que, de Janeiro a Agosto de 2012, 254 novos casos de VIH/Sida foram registados nas unidades sanitárias e Centros de Aconselhamento e Testagem Voluntária "CATV" do Bié.

 


Foram ainda testadas, reafirmou, sete mil 486 pessoas, sendo quatro mil 733 mulheres, em diversas unidades sanitárias e Centros de Aconselhamento e Testagem Voluntário "CATV"desta parcela do país.

 


O sector de saúde notificou, este ano, 13 casos de óbitos por essa enfermidade, tendo ainda efectuado 35 partos em gestantes portadoras do vírus da sida.

 


Na província do Bié realiza-se a testagem do VIH/Sida em 48 unidades hospitalares, entre hospitais e Centros de Aconselhamento e Testagem Voluntário (CATV).

 


O programa de luta contra a sida realizou 136 palestras, tendo sensibilizado 36 mil 495 pessoas, passando informações sobre as formas de transmissão e prevenção da doença, uso correcto do preservativo, combate ao estigma e outros.

 


De Janeiro a Agosto de 2012, o programa de luta contra o VIH/Sida na região procedeu a distribuição de 574 mil 800 preservativos, 100 mil panfletos, 50 folhetos e cinco mil livros de activistas.

 

 






 Imprimir    Indicar
Últimas Notícias
14:58 - Desconhecimento sobre benefícios do leite humano contribui para mortalidade infantil
14:54 - Casos de malnutrição no hospital David Bernardino devem-se a desmame precoce
13:57 - Casos de chistosomiáses continuam a aumentar na Caála
13:35 - Ordem dos Enfermeiros enaltece avanços no uso das tecnologias de enfermagem
23:39 - Mais de mil cidadãos fazem testes da doença do sono
19:34 - Projecto Sorriso reforça programa de saúde da mulher nas comunidades
12:09 - Hospital dos Cajueiros com espaço para internamento de pacientes
9:17 - Maternidade de Namacunde regista mais de 300 partos
23:03 - Angola regista 197 casos de dengue nos últimos três meses
16:04 - Vítimas do incidente da Petrangol recuperam satisfatoriamente
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.