Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
16-08-2012 21:56

Kwanza Norte
Inaugurado novo hospital municipal de Ambaca

Ndalatando – O ministro da Saúde, José Viera Dias Van-Dúnem, inaugurou hoje (quinta-feira), na vila de Camabatela, município de Ambaca, Kwanza Norte, o novo hospital municipal, construído no âmbito do reforço da assistência médica especializada às populações.
 
Após o corte da fita, José Van-Dúnem e os demais presentes percorreram as instalações por forma a conhecer e receberem explicações pormenorizadas.
 
A unidade, com a capacidade para 100 camas, compreende 10 blocos divididos em áreas administrativas, consultas externas, banco de urgência, farmácias, laboratórios, áreas de internamento, dois blocos operatórios, salas de parto, entre outras.
 
O hospital, que ocupa uma área de 22 mil e 500 metros quadrados, comporta ainda lavandaria, cozinha industrial, refeitório, morgue, com capacidade para a conservação de seis cadáveres, e sala de autópsias, um investimento do Ministério da Saúde, orçado em 15 milhões de dólares.
 
Para a acomodação dos técnicos, a infra-estrutura hospitalar conta com uma área residencial, constituída por 16 habitações, destinadas aos médicos e gestores da instituição.
 
Segundo o ministro, o empreendimento vai melhorar as condições técnicas e de conforto para que os doentes possam ser  assistidos cada vez com mais com qualidade e vai prestar serviços médicos de diversas especialidades, como oftalmologia, obstetrícia, estomatologia, fisioterapia, bloco operatório, imagiologia, pediatria, ginecologia, entre outros.
 
O governante salientou que o Executivo está bastante preocupado em oferecer serviço de qualidade para a população, daí o grande ganho com a construção da referida unidade sanitária, que vai de igual modo contribuir para a melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde e da população.
 
Adiantou que a humanização dos serviços sanitários passa também pelas condições de trabalho dos profissionais, criando um ambiente que se vai reflectir na assistência aos utentes.
 
Presente ao acto, o governador do Kwanza Norte, Henrique André Júnior, disse que, com a inauguração da referida infra-estrutura, a população do município de Ambaca vai beneficiar, a partir de hoje, de mais benefícios em termos de oferta de serviços médicos.
 
Referiu que a mesma é uma unidade de referência e com óptimas condições de trabalho para oferecer à população serviços de saúde básicos diferenciados nos domínios da assistência primária, nomeadamente imunização, assistência pré-natal e parto, atenção integrada às doenças de infância, diagnóstico e tratamento das doenças correntes e exames complementares diversos.
 
Afirmou que o hospital vai colmatar algumas dificuldades na assistência médica especializada, bem como proporcionar um serviço com maior dignidade e comodidade às populações, estas que devem cuidar do empreendimento ora inaugurado.
 
O hospital capaz de empregar cerca de 300 trabalhadores vai garantir, nesta fase de arranque, mais de 100 novos postos de trabalho para profissionais de medicina, enfermagem, pessoal administrativo e auxiliares e vai servir igualmente as populações das localidades circunvizinhas das províncias do Uíge e de Malanje.
 





 Imprimir    Indicar
Últimas Notícias
15:35 - IURD prevê colher cerca de quatro mil e 750 bolsas de sangue em todo país
14:33 - Jovens da Igreja Universal doam sangue ao Hospital Geral de Ondjiva
19:16 - Técnicos de saúde de três municípios aprimoram conhecimentos no Longonjo
15:36 - Responsável da saúde preocupado com falta de saneamento básico
15:23 - CATV diagnostica 46 novos casos de VIH/SIDA em cinco meses no Moxico
15:09 - Saúde no Huambo com avanços notáveis nos primeiros três meses do ano
14:59 - Repartição de Saúde da Caála distribui kits alimentares a seropositivos
14:35 - Terapeutas tradicionais aconselhados a exercerem actividade na legalidade
5:30 - Governo de Luanda reforça programa de combate à dengue e à malária
19:23 - Formados 40 técnicos para planificação de orçamentos das unidades sanitárias
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.