Ondjiva – Três mil e 901 testes voluntários de HIV/Sida foram efectuados, durante o primeiro semestre do ano em curso, no centro de aconselhamento de testagem voluntária, do Hospital Geral de Ondjiva, província do Cunene, mais 77 em relação a igual período anterior.
O facto foi avançado à Angop pelo director clínico do hospital, Daniel Ricardo, afirmando que 384 resultaram em positivos, três mil e 501 negativos e 16 indeterminados.
Segundo o responsável, os casos positivos tiveram uma diminuição na ordem dos 7,8 porcento, fruto das acções de sensibilização da população sobre os métodos de transmissão, prevenção, distribuição de preservativos, panfletos, entre outros meios educativos.
Daniel Ricardo sublinhou ainda que estão em tratamento 420 pacientes e a serem acompanhados pelo programa de luta contra a Sida, bem como foram admitidas 118 gestantes no Programa de Prevenção da Transmissão de Corte Vertical.
Apontou como maiores desafios do sector continuar a expandir os serviços de aconselhamento e testagem voluntária às demais localidades, sobretudo nas sedes comunais, através de palestras, servindo como estratégias para a melhoria da aderência da população.