Lubango - O departamento de Saúde Pública e Controlo de Endemias da Huíla promove de 15 a 24 deste mês uma jornada de vacinação contra o tétano, cujo alvo são mulheres em idade fértil, anunciou hoje a supervisora do programa de promoção de saúde, Fátima Barros.
De acordo com a fonte, a mesma vai abranger especificamente mlheres, cujas idades vão dos 14 aos 49 anos de idade, devendo ser feita em postos fixos e móveis, a serem mobilizados em toda a extensão da província da Huíla.
"Estamos também a criar condições para a criação de postos móveis nas escolas públicas e privadas, permitindo que a vacina chegue às alunas nesta faixa etária e se atinja maior número de mulheres", ressaltou.
Quanto ao material gastável, como seringas, agulhas, luvas e outros utensílios de trabalho, incluindo a logística para suportar as despesas decorrentes, disse que já está disponível, aguardando apenas a data do início da actividade, que tem por objectivo eliminar o tétano materno e neo-natal nas pacientes visadas.
Fátima Barros disse que em breve será realizada uma mesa redonda, no sentido de passar a informação sobre o assunto, onde se destacará a importância da prevenção contra o tétano nas mulheres em idade fértil.