Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
27-01-2009 12:03

Cooperação
Guiné-Bissau augura reforço da colaboração multi-sectorial com Angola

Angop
 Angola e  Guiné Bissau reforçam cooperação
Angola e Guiné Bissau reforçam cooperação


Luanda - Os governos de Angola e da Guiné-Bissau decidiram hoje, terça-feira, em Luanda, a materialização efectiva do projecto de cooperação nos domínios da Defesa, Comunicação Social e da Polícia, incluindo o sector dos bombeiros.

 

 

A decisão vem expressa num comunicado final da visita oficial à República de Angola, de 25 a 27 do corrente mês, do primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, e visa adaptar a nova realidade da cooperação bilateral, caracterizada pela convergência de pontos de vista.

 

 

O documento, lido pelo vice-ministro das Relações Exteriores, George Chicoty, sublinha igualmente a necessidade de activar os mecanismos operacionais da linha de crédito solicitada pela Guiné-Bissau, cujo montante não foi mencionado.

 

 

A avaliação dos grandes projectos de cooperação em curso, nos domínios dos Fosfato, Bauxite, produção do Cajú, construção do Porto de Buba e de outras infra-estruturas, consta igualmente no comunicado final da visita.

 

 

As partes reconheceram também a necessidade de encorajar o intercâmbio entre os sectores de interesse comum e decidiram lançar bases sólidas para cooperação mais dinâmica, através da operacionalidade de acções sustentadas pelos entendimentos já alcançados.

 

   
  

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes, deixou hoje, terça-feira, Luanda no termo de uma visita oficial, destinada ao reforço da relações entre os dois países.

 

 


No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Carlos Gomes e delegação receberam cumprimentos de despedida do primeiro-ministro angolano, Paulo Kassoma, do ministro das Obras Públicas, Higino Carneiro, da Governadora provincial de Luanda, Francisca do Espírito Santo, e de outros membros do Governo.

 




Mais:
  • Primeiro-ministro da Guiné Bissau regressou ao seu país


     Imprimir    Indicar
  • Últimas Notícias
    4:54 - Síntese das principais notícias divulgadas nas últimas 24 horas
    0:15 - Agenda noticiosa nacional
    21:45 - Registados mais de100 eleitores no município de Marimba
    19:55 - Cidadãos respondem positivamente ao registo eleitoral
    19:51 - Cidadão condenado a 22 anos de prisão
    18:55 - Recenseados 612 jovens em Katchiungo
    14:51 - Jmpla realiza sábado jornada política e cultural
    14:13 - Polícia de Guarda Fronteira detém cidadãos por travessia ilegal
    13:46 - Embaixador da Itália trabalha no Cunene
    13:29 - Aumento da fiscalização contribui para redução de Imigração ilegal
    TPA - Televisão Pública de Angola
    RNA - Rádio Nacional de Angola
    Jornal de Angola
    © 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.