Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
27-01-2012 18:25

Etiópia
Ministro Georges Chicoti confiante na vitória da candidatura da SADC

Ministro das Relações Exteriores, Georges Chicoti
Ministro das Relações Exteriores, Georges Chicoti
  
Addis Abeba (Do enviado especial) - O ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chicoti, manifestou-se hoje (sexta-feira), em Addis Abeba, convicto de que a candidatura da sul-africana Nkozasana Dlamini Zuma, proposta pela SADC, vai ganhar a presidência da Comissão da União Africana (CUA).
 
Em entrevista à imprensa angolana, à saída de uma reunião que presidiu com os seus colegas da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Georges  Chicoti acrescentou que a organização tem a melhor visão, por isso vai vencer.
 
Na hipótese de perder, o ministro disse que os chefes de Estado vão encontrar outra solução, sublinhando que duvida que possa haver continuidade de Jean Ping à frente da CUA, "porque a SADC tem peso suficiente para não haver dois terços para ninguém".
 
Georges Chicoti, que presidiu o encontro por Angola ocupar a presidência rotativa da SADC, informou que no período da tarde vão reunir-se, outra vez, com outros ministros para mais concertações e análise da candidatura da SADC à presidência da Comissão da União Africana.
 
Na opinião do ministro, os parceiros são importantes, mas devem respeitar o que os africanos querem, sendo esse o sentimento que muitos países querem exprimir.
 
"Primeiro temos que reunir e depois definir o rumo, com que parceiro podemos trabalhar", afirmou, citando o exemplo da China que edificou, através de uma doação, a sede da União Africana, mas esse país asiático não impõe nenhum candidato, nem uma via.
 
Chicoti disse não estar a acusar, nem criticar ninguém, tendo dado apenas um exemplo, acrescentando que os africanos não querem imposição devem ser eles a definir o seu rumo.
 
Sustentou que se se apostar na continuidade, isto é na escolha de Jean Ping, será o pior e a África não deve ir por ai.





 Imprimir    Indicar
Últimas Notícias
4:31 - Campo dos estudantes universitários contribui para fortalecimento do espírito patriótico
4:20 - Repartição de registo eleitoral do Cazenga ganha novas instalações
0:07 - Síntese das principais notícias das últimas 24 horas
19:20 - País terá brevemente embaixada em Timor-leste, diplomata timorense
19:05 - Embaixador intervém na apresentação de cumprimentos de Ano Novo ao Presidente Namibiano
18:37 - Parlamentares angolanos participam na 7ª Reunião dos países da ACP/ UE
18:35 - Embaixada angolana oferece acervo documental a Beleize
17:54 - Vice-ministro do Interior lança pedra para construção de casas para efectivos policiais
17:21 - Efectivos da Polícia Nacional beneficiam de mais de 150 residências sociais
17:06 - Jornadas da OMA alusivas aos 50 anos inserem visitas a órgãos de comunicação social
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.