Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
07-09-2010 13:35

Cooperação
Reforma das Forças Armadas guineenses é urgente, diz tenente general

Angop
Presidium das conversações  militares entre delegações de Angola e Guiné Bissau
Presidium das conversações militares entre delegações de Angola e Guiné Bissau
Luanda – O chefe do Estado Maior General das Forças Armadas da República da Guiné Bissau, tenente general António Indjai, afirmou hoje, terça-feira, em Luanda, que a reforma das forças militares do seu país é urgente, por forma a promover maior dignidade aos combatentes da liberdade da pátria, ainda no activo.
 
 
 
António Indjai que discursava na abertura das conversações oficiais entre as Forças Armadas Angolanas e da Guiné Bissau, salientou que a questão da reforma no sector da defesa e segurança é pertinente, pelo que espera a ajuda dos angolanos para o referido processo.
 
 
 
“Pedimos aos nossos irmãos angolanos que nos estendam a mão, nomeadamente o Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, o Ministério da Defesa e Governo de Angola. Pedimos que nos ajudem para que, de facto possamos ultrapassar os problemas que o nosso país tem vivido, relativamente à defesa e segurança”, sublinhou.
 
 
 
Segundo disse, até a presente data, a maior parte dos integrantes das forças militares da República da Guiné Bissau são antigos combatentes, com mais de 60 anos no activo, vivendo sem condições condignas, daí, a necessidade de reforma no sector.
 
 
 
Neste contexto, referiu que o seu país não conseguiu atingir os patamares que eram fixados para o rejuvenescimento das Forças Armadas, contudo, é momento de aqueles que lutaram pela Independência da pátria irem para a reforma e viver com dignidade.
 
 
 
“Falando de igual modo da minha própria experiência, entrei nas Forças Armadas em 1968 e, até hoje continuo no activo, já é tempo de passarmos o testemunhos para as gerações novas”, disse.
 
 
 
Asseverou que enquanto a Guiné Bissau tiver uma maioria esmagadora de combatentes da liberdade da pátria nas Forças Armadas, o país continuará a viver momentos de sobressaltos.
 
 
 
O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné Bissau, Tenente-General António Indjai, chegou no dia 4 de Setembro à Luanda, onde está a cumprir uma visita de cinco dias, com vista ao reforço da cooperação no ramo militar, principalmente nos sectores da defesa e segurança que serão reformados.
 
 
 
Durante a sua visita de cinco dias ao país, António Indjai e sua comitiva vão manter encontros com altas patentes do Estado-Maior das Forças Armadas Angolanas (FAA), responsáveis do Ministério da Defesa, assim como estão previstas visitas a algumas unidades e escolas militares.
 
 
 
A República de Angola e a Guiné Bissau desenvolvem “excelentes” relações de cooperação, quer no quadro bilateral, quer no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e do grupo de Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP), sendo as áreas de acção a política, diplomacia, defesa e segurança, educação, saúde e transportes.





 Imprimir    Indicar
Últimas Notícias
19:56 - Membros do Comité Central residentes em Luanda preparam sessão ordinária
19:51 - Deputada moçambicana reconhece grande articulação entre MPLA e FRELIMO
19:39 - Deputados da Frelimo inteiram-se do programa de Angola para o desenvolvimento
19:15 - Cadastrados mais de doze mil eleitores
19:12 - Vice-presidente da República já está em Luanda
17:37 - Destacada importância das eleições na consolidação da paz e da democracia
16:06 - Vice-presidente da República de regresso ao país
15:48 - Registo eleitoral abrange mais de cinco mil populares na Jamba
14:41 - Angola apoia candidatura sul-africana por imperativos da SADC - analista internacional
14:35 - Deputados moçambicanos sublinham articulação entre Parlamento e Executivo angolanos
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.