Luanda – O ministro da Defesa Nacional, Cândido Pereira Van-Dúnem, recebeu hoje, terça-feira, em audiência, o Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas da República da Guiné Bissau, tenente general António Indjai, no âmbito da visita de 5 dias ao país, com vista ao reforço da cooperação do ramo militar.
O encontro decorreu a porta fechada no Ministério da Defesa Nacional e, no final não houve de ambas as partes qualquer pronunciamento à imprensa.
Ainda hoje, quinta-feira, também no ministério da Defesa Nacional, delegações militares de Angola e da República da Guiné Bissau iniciaram as conversações oficiais, onde serão abordados assuntos relacionados com a reforma da defesa e segurança da Guiné Bissau.
O Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas da Guiné Bissau, enente-General António Indjai, chegou no dia 4 de Setembro a Luanda, onde está a cumprir uma visita de cinco dias, com vista ao reforço da cooperação no ramo militar, principalmente nos sectores da defesa e segurança que serão reformados.
Durante a sua visita de cinco dias ao país, António Indjai e comitiva vão manter encontros com altas patentes do Estado Maior das Forças Armadas Angolanas (FAA), responsáveis do Ministério da Defesa, assim como estão previstas visitas a algumas unidades e escolas militares.
A República de Angola e a Guiné Bissau desenvolvem “excelentes” relações de cooperação, quer no quadro bilateral, quer no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e do grupo de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), sendo as áreas de acção a política, diplomacia, defesa e segurança, educação, saúde e transportes.