Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
07-09-2010 13:43

Angola/Guiné Bissau
Chefe de Estado-Maior das FAA destaca experiência em oito anos de paz

Angop
Chefe do Estado Maior das Forças Armadas Angolanas (FAA), Francisco Pereira Furtado
Chefe do Estado Maior das Forças Armadas Angolanas (FAA), Francisco Pereira Furtado
Luanda – O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), Francisco Pereira Furtado, destacou hoje, terça-feira, em Luanda, a experiência política de Angola em oito anos de paz, relativamente à aprovação da Constituição e a formação do novo Executivo.
 
 
 
Francisco Pereira Furtado que discursava na abertura das conversações oficiais entre as Forças Armadas Angolanas (FAA) e as Forças Armadas da República da Guiné Bissau, frisou que durante os oito anos de paz, o governo angolano tem implementado esforços em prol do bem-estar do povo angolano, bem como a qualidade de vida.
 
 
 
Asseverou que o Executivo angolano liderado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, dedica-se à realização de inúmeras actividades, que visam a reconstrução do país e o seu desenvolvimento económico e social, bem como a estabilidade política.
 
 
 
“A recente aprovação da Constituição da República de Angola, promulgada a 5 de Fevereiro de 2010, instituiu o sistema presidencialista em substituição do anterior sistema semi-presidencialista”, explicou.
 
 
 
Relativamente às actividades levadas a cabo pelo Executivo angolano, afirmou que as mesmas estão direccionadas essencialmente para a reconstrução e construção nacional, inserção dos ex-militares na sociedade civil, bem como o realojamento das populações deslocadas das suas áreas de origem.
 
 
 
Destacou, de igual modo, a reparação e construção das vias rodoviárias e ferroviárias, o alargamento da rede escolar e cobertura sanitária do país, bem como o desenvolvimento da cultura, desporto, e outras actividades.
 
 
 
O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné Bissau, Tenente-General António Indjai, chegou no dia 4 de Setembro na capital do país, onde vai cumprir uma visita de cinco dias, com vista ao reforço da cooperação no ramo militar, principalmente nos sectores da defesa e segurança que serão reformados.
 
 
 
Durante a sua visita de cinco dias ao país, António Indjai e sua comitiva vão manter encontros com altas patentes do Estado-Maior das Forças Armadas Angolanas (FAA), responsáveis do Ministério da Defesa, assim como estão previstas visitas a algumas unidades e escolas militares.
 
 
 
A República de Angola e a Guiné Bissau desenvolvem “excelentes” relações de cooperação, quer no quadro bilateral, quer no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e do grupo de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), sendo as áreas de acção a política, diplomacia, defesa e segurança, educação, saúde e transportes.





 Imprimir    Indicar
Últimas Notícias
19:56 - Membros do Comité Central residentes em Luanda preparam sessão ordinária
19:51 - Deputada moçambicana reconhece grande articulação entre MPLA e FRELIMO
19:39 - Deputados da Frelimo inteiram-se do programa de Angola para o desenvolvimento
19:15 - Cadastrados mais de doze mil eleitores
19:12 - Vice-presidente da República já está em Luanda
17:37 - Destacada importância das eleições na consolidação da paz e da democracia
16:06 - Vice-presidente da República de regresso ao país
15:48 - Registo eleitoral abrange mais de cinco mil populares na Jamba
14:41 - Angola apoia candidatura sul-africana por imperativos da SADC - analista internacional
14:35 - Deputados moçambicanos sublinham articulação entre Parlamento e Executivo angolanos
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.