Lubango - Os participantes no Conselho Consultivo Alargado provincial do Ministério do Interior na Huíla recomendaram hoje, sábado, no Lubango, a ampliação e reabilitação urgente das instalações dos Serviços Prisionais, por forma a se fazer face ao aumento da população penal.
De acordo com um documento produzido no final do encontro, os membros do conselho consideram pertinente a reabilitação e construção de outras infra-estruturas dos órgãos do Minint, como são os comandos municipais, esquadras e postos policiais de modo a se melhorar a cobertura policial e conferir maior dignidade à corporação.
De igual modo, lê-se no documento, urge despoletar-se mecanismos capazes de garantir a imigração ilegal, prevenir os incêndios, as calamidades naturais e os crimes contra a economia, bem como prestar maior atenção à formação sistemática dos efectivos para reforçar a sua especialização e garantir o cumprimento dos aspectos preconizados.
Outro aspecto realçado pelos participantes foi a necessidade de se reforçar a implementação e fiscalização do código de estrada, sobretudo nos aspectos atinentes ao uso do cinto de segurança, capacetes, uso de telemóveis durante a condução, por forma a prevenirem-se acidentes e reduzir o índice de mortes.
Estando em vista a realização das festas da Nossa Senhora do Monte, consideraram preponderante redobrar-se esforços na segurança e controlo migratório, no sentido de se responder à afluência de cidadãos nacionais e estrangeiros durante o período a decorrer o evento.
Durante o encontro, os membros do conselho foram informados sobre a "Situação salarial de alguns efectivos admitidos em 2008", "Estado organizativo do condomínio do Minint - Boa Viagem", "Funcionamento do posto médico", "Manual de procedimento de ordem pública" e "Concurso de promoções do Comando Provincial".