Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
31-07-2010 14:04

Zaire
Aberta jornada de homenagem a Holden Roberto

 

Mbanza Kongo - Uma jornada de homenagem ao líder histórico da FNLA, Àlvaro Holden Roberto, foi aberta hoje, em Mbanza Kongo, província do Zaire, com uma palestra que versou sobre a vida e obra daquele nacionalista, falecido há três anos, em Luanda.

 

 

A palestra, que teve como tema "Mérito patriótico da personalidade de Álvaro Holden Roberto, combatente da liberdade pela conquista da independência nacional", foi proferida pelo político e ex-deputado desta força política, Benjamim Manuel da Silva.

 

 

Na sua dissertação, o palestrante destacou a trajectória política de Holden Roberto, desde 1958, altura em que participou na conferência dos povos africanos em Accra, Ghana, na qualidade de enviado da União dos Povos de Angola (UPA).

 

 

Neste encontro, referiu, conheceu vários estadistas políticos africanos que o encorajaram a prosseguir as acções em prol da libertação de Angola, cujos contactos permitiram o envio dos primeiros guerrilheiros da UPA para serem formados na Tunísia.

 

 

O início da luta armada de libertação nacional pela UPA, a 15 de Março de 1961, organização da qual foi eleito presidente em 1960, bem como a fundação da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) em 1962, da qual se tornou presidente, a assinatura do acordo do Alvor (Portugal), entre A FNLA, MPLA, UNITA e  Portugal, foram ainda vivenciados para a vida política de Holden Roberto.

 

 

O palestrante falou também de uma suposta missiva que o líder histórico da FNLA endereçara ao presidente angolano, José Eduardo dos Santos, em 1987, sugerindo-o a entabular conversações de paz com a UNITA, com vista a estabilização política do país, como outra das acções patrióticas da homenageado. 

 

 

Holden Roberto nasceu em Mbanza Kongo, a 12 de Janeiro de 1923, e faleceu em Luanda, vítima de doença, a 02 de Agosto de 2007.

 

 

Os seus restos mortais jazem junto das campas dos antigos reis do Kongo, nesta cidade.

 

 

A palestra, que contou com a presença do deputado, Ngola Kabangu, na qualidade de líder de uma das alas, contou com a participação de familiares, militantes, simpatizantes  amigos do partido dos irmãos, representantes de partidos políticos reconhecidos, autoridades tradicionais e eclesiásticas, entre outros convidados.

 

 

O ponto mais alto da jornada de homenagem a Holden Roberto acontecerá a 02 de Agosto do presente ano, nesta cidade, com uma cerimónia fúnebre junto da sua campa.






 Imprimir    Indicar
Últimas Notícias
13:12 - Presidente da Unita trabalha no Bié
12:39 - Angola considera importante cooperação no combate ao terrorismo
12:30 - CEPPE considera positivo actualização do registo eleitoral no Namibe
12:01 - Chefe do Estado Maior das FAA mantém encontro com homólogo guineense
11:27 - Secretário de Estado aguardado no Cunene
11:16 - Polícia de guarda fronteira regista diminuição de infracções fronteiriças
11:12 - Fase de actualização do registo eleitoral decorre positivamente em Mavinga
11:01 - Actualização do registo eleitoral abrange mais de 700 jovens no Ekunha
10:45 - Swazilândia festeja hoje Independência Nacional
10:24 - Dirigente do MPLA enaltece sentido de estado do Presidente da República
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.