Luanda – A visita a Angola do Chefe de Estado português, Aníbal Cavaco Silva, que inicia dia 18 do corrente mês, marcará a excelência das relações entre os dois países, de acordo com o embaixador de Portugal, Francisco Ribeiro Telles.
O diplomata, que falava em entrevista à Angop, disse que esta deslocação do presidente Cavaco Silva será histórica.
"Se olharmos para o passado nunca as nossas relações foram tão boas como são actualmente. A visita do presidente angolano, José Eduardo dos Santos, a Lisboa (Portugal), em Abril de 2009, constitui também um marco histórico no relacionamento entre os nossos dois países", disse.
De acordo com o diplomata, esta deslocação do estadista português a Angola é a retribuição da visita que o presidente angolano fez ao seu país.
Para o embaixador, ela, de certa forma, vai consolidar e consubstanciar este relacionamento.
Acrescentou que os dois países têm conseguido avançar, nestes últimos anos, de forma muito significativa, quer nas relações políticas, quer económicas e culturais.
Para Francisco Ribeiro Telles, com ela serão cimentadas bases para um relacionamento muito frutuoso e duradoiro.
O embaixador explicou que no quadro da visita, cuja componente empresarial será muito forte, terão lugar deslocações a algumas províncias de Angola.
"A ideia do presidente português é a de sinalizar a importância que tem a presença de portugueses e das empresas portuguesas em Angola nos diferentes domínios para o desenvolvimento social e não apenas o económico", referiu.
Com estas deslocações, explicou, pretende-se ainda que haja, cada vez mais, uma presença mais activa de empresas portuguesas não apenas em Luanda, mas por todo o território angolano.
Durante a sua estada no país o Chefe de Estado português, Aníbal Cavaco Silva, irá igualmente participar da Oitava Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP que a capital angolana irá acolher a 23 do presente mês.