Luanda – O Presidente norte-americano, Barack Obama, está satisfeito com a possibilidade de incremento das relações com Angola, revelou neste domingo, em Luanda, a chefe do Departamento de Estado, Hillary Clinton.
Na conferência de imprensa, que se seguiu as conversações oficiais entre Angola e os EUA, salientou que as delegações abordaram, de modo profundo, distintos assuntos e a vários níveis.
De acordo com Hillary Clinton, a instauração da paz, em 2002, após 27 anos de conflito armado, conferiu à Angola oportunidade ímpar de concretizar os anseios do seu Povo e projectar o desenvolvimento do país.
No capítulo das perspectivas, referiu que os dois países vão trabalhar para revitalizar a agricultura, bem como reforçar a segurança nacional, em prol da estabilidade do continente e do mundo.
Acrescentou que a agenda inscreve também a continuidade do trabalho visando o combate ao flagelo do Vih-sida e a malária, bem como o aprofundamento da cooperação no domínio energético.
Nas conversações, co-presididas pelos responsáveis das diplomacias respectivas, Hillary Clinton e Assunção dos Anjos, foram igualmente estudadas modalidades para o incremento dos laços em matéria de comércio e investimentos.
Para a visitante, a prosperidade de qualquer nação depende também da boa governação e, neste domínio, disse que os EUA sentem-se encorajados pelos passos que deram as autoridades angolanas, mostrando-se convicta de que a nova constituição será aprovada e, a tempo, realizadas as eleições presidenciais.