Luanda – Os governos de Angola e os Estados Unidos da América reafirmaram hoje, domingo, em Luanda, o interesse em reforçar as relações de cooperação, com vantagens recíprocas.
Esta intenção foi manifestada pelo ministro das Relações Exteriores angolano, Assunção dos Anjos, e pela secretária de Estado Hillary Clinton, no almoço oficial oferecido a governante americana, que iniciou hoje visita à Angola, no quadro do périplo por alguns países de África.
De acordo com Assunção dos Anjos, Angola e os EUA convergem no desejo comum de transformar o mundo, tornando-o mais justo e mais seguro, no qual devem prevalecer os valores democráticos, a segurança, as liberdades individuais, os direitos dos povos ao bem estar material e espiritual, num quadro de boa governação, transparência e de livre competitividade económica.
Adiantou estarem igualmente de acordo que o continente africano deva assumir a liderança do seu próprio destino, tornando-se num actor mais dinâmico, na observância dos grandes destinos, pelos quais se rege a comunidade internacional.
Angola é já um dos principais parceiros dos Estados Unidos à sul do Sahara e pretende aprofundar ainda mais o relacionamento de forma a constituir uma base cada vez mais segura, nos domínios político-diplomático, económico e cultural.
Neste sentido, temos vindo a preconizar uma parceria estratégica no âmbito da segurança, no aprovisionamento energético e de justa e equilibrada política de preços no domínio dos petróleos, como condições necessárias para um desenvolvimento harmonioso da economia mundial.
Reafirmou o desejo de que os Estados Unidos continuem a contar com Angola na ampla aliança das nações amigas da paz, do diálogo e manifestamente inimiga da intolerância e dos extremismos.
Por seu turno, a secretária de Estado americana considerou importante fortalecer e alargar as relações entre os dois paises para melhoria das condições de vida dos respectivos povos, regiões e do mundo.
Falou ainda da necessidade de “diálogo estratégico” e de se superar o clima de negócios e investimentos em Angola para a melhoria das condições de emprego e de vida dos angolanos.
Participaram do almoço, ocorrido no jardim da “Cidade Alta”, membros do governo, líderes de bancadas parlamentares e representantes da sociedade civil.