Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
27-07-2012 18:33

Festival de Jazz
Totó considera-se digno de participar no evento

  
Luanda – O músico angolano Totó afirmou hoje ser um digno representante de Angola na 4ª edição do Luanda Internacional Jazz Festival, que se inicia hoje e termina neste domingo (29), no Cine Atlântico.
 
“Acredito que sim”. Essa foi a resposta do músico, quando questionado sobre se merecia o convite de participar, mesma pergunta feita ao músico Coreón Dú, durante uma conferência de imprensa, para abordar o festival.
 
Coreón Dú objectou não ser a pessoa mais indicada para responder tal questão, remetendo à organização do evento.
 
Hoje, o músico Totó está escalado para actuar no palco Welvitshia, a partir das 23h30. Já Coreón Dú vai apresentar-se no último dia, pelas 18h30.
 
Por outro lado, Totó sublinhou que o estilo jazz actualmente tem sido consumido melhor pelos angolanos e que a introdução do Festival de Jazz de Luanda está a dar, também, outra dinâmica na inteiração de artistas nacionais e estrangeiros.
 
O artista, que canta nesta sexta-feira (dia 27), mostrou-se regozijado por partilhar o palco com artistas estrangeiros, como os Boyz II Men e o saxofonista Manudibango.
 
Para si, o camaronês representa “uma escola musical”.
 
Por sua vez, Coreón Dú agradeceu o convite e disse que vai apresentar o seu trabalho discográfico “The Coréon Experiment”, que inclui fusão de vários estilos musicais, sobretudo de influências do Jazz e seus subgéneros, bem como de ritmos nacionais como a Kilapanga e o Semba.
 
Notas sobre os artistas:
 
Serpião Tomás, de nome artístico Totó, nasceu aos 20 de Março de 1980, em Luanda, no bairro da Samba. Cresceu numa família religiosa, tendo assim contacto com a música gospel muito cedo, visto que a sua mãe e tias pertenciam ao grupo coral da igreja.
 
Passados alguns anos, começou a interpretar músicas angolanas e brasileiras de cantores da época, com maior destaque. Aos 12 anos começou a interessar-se por música americana e africana, e mais tarde por instrumentos musicais.
 
Arrecada o terceiro lugar no Top dos mais queridos de Angola do mesmo ano e teve em primeiro lugar durante um mês no Top da Rádio Difusão Portuguesa RDP - África e consequentemente no Top da Rádio Praia FM de Cabo-verde. Deu um interregno de quase três anos.
 
Coréon Dú, pseudónimo de José Eduardo Paulino dos Santos, consegue juntar a arte e a gestão e aplicá-los em várias áreas: músico, compositor e cantor; encenador e coreógrafo; argumentista e realizador; criativo e publicitário; empresário e gestor angolano.
 
Criador e mentor do projecto "I Love Kuduro", que pretende promover e valorizar a cultura Kuduro dentro de Angola e pelo mundo fora, levou em 2011 a Paris e a Berlim o "Kuduro Sessions" e, já este ano, em Janeiro, Luanda assistiu ao "Festival Internacional de Kuduro". Lançou em 2010 o seu álbum de estreia "The Coréon Experiment". Foi director criativo e produtor executivo da compilação "Marcas de Angola: Angolan Sound Experience" e produtor executivo do álbum "Fantástico" da cantora angolana Celma Ribas.





 Imprimir    Indicar
Últimas Notícias
19:49 - Estudante Shira Pakissi vence Festival Infantil da Canção
17:53 - CPLP prevê criar entidade representativa dos direitos de autores
16:19 - Responsáveis da UNAP em visita de trabalho no Kwanza Norte
9:18 - Angola participa na 37ª sessão do Comité do Património Mundial no Cambodja
17:42 - Responsável reconhece défice na produção de livros infantis
12:53 - Movimento LevArte realiza 1º fórum regional
19:51 - Espectáculo cultural anima mais de 100 crianças com necessidades educativas especiais
16:40 - Continuam buscas dos autores da destruição do acervo cultural de Tchingualula
14:29 - Anjinhas vendem e autografam primeiro disco
13:45 - Isabel Ferreira participa na Jornada da Cultura de Angola no Rio de Janeiro
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.