Luanda – O escritor angolano Décio Mateus lançou hoje, sexta-feira, na União dos Escritores angolanos (UEA), em Luanda, o livro intitulado "Gente de Mulher".
Segundo o autor, que falava na sessão de apresentação, o livro retrata a poesia dramática e cheia de lirismo romântico, onde a dor de ser homem de rua se purifica no beijo de uma lembrança que a alma refrigera.
Acrescentou que "Gente de Mulher" é uma espécie de breviário, ou livro de horas, feito à medida das circunstâncias para ler a cada dia, memorizar histórias e louvores múltiplos para se contemplar e erigir em qualquer tempo cíclico ou demais que sirva como protesto.
Frisou que o livro leva o leitor a instalar-se no tempo com uma miscelânea de aspectos distintos, como a construção e destruição, tristeza e alegria.
"O leitor, neste livro, vai igualmente aperceber-se de aspectos de contraste em que o homem olha para o mundo e olha para o homem que constrói e destrói", disse.
A obra, com mil exemplares, foi editada pela Stampa Lda e custa 700 kwanzas.
Décio Mateus nasceu em Menongue, província do Kuando Kubango, aos 11 de Setembro de 1967. É licenciado em Geografia pela Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto.