Luanda - A secretaria provincial de Luanda da OPA, Madalena da Conceição, disse que a realização de actividades culturais para descobrir novos valores na musica constitui o lema da sua Organização.
Em declarações à Angop para falar do quinto Festival Municipal Infantil da Canção que decorreu domingo ultimo, Madalena da Conceição, afirmou que a Organização tem por objectivo incutir a educação musical na criança e salvaguardar os “nossos” valores.
“É preciso cultivarmos agora o hábito pela música para que no futuro tenhamos grandes músicos, é preciso que a criança aprenda a cantar, é necessário educá-la neste domínio, para não termos amanhã uma música deturpada", enfatizou.
Por seu lado, o produtor de canções infantis, Kim Freitas, defende a realização de festivais infantis quinzenalmente em todo o pais, porque a criança fica a semana toda a estudar e ao fim-de-semana, ela precisa de lazer, para aliviar-se um pouco da carga escolar.
"Se não existirem essas actividades lúdicas, a criança procura outros caminhos errados como fumar, beber, por isso elas precisam de realizar actividades musicais, dança e canto, com incentivos, com a participação das empresas e da sociedade em geral", concluiu.
A cantora infantil Wilma Rocha foi a vencedora do quinto Festival Municipal Infantil da Canção ocorrido domingo, no Campo Polivalente da Vila Estoril (Golfe II), com a canção intitulada “Está na Hora de Brincar”, que obteve 99 pontos.
A vencedora recebeu um kit de cozinha, uma mochila escolar, dois CDs da editora Ndenguelandia, e terá direito a concorrer no festival provincial infantil da canção de Luanda a realizar-se sábado (23) no complexo anexo à Cidadela Desportiva.
A segunda classificada foi Mariana Tavares que obteve 95 pontos e terá igualmente o direito de participar no festival provincial de Luanda.
O concurso organizado pelo Conselho Municipal de Belas, da OPA (Organização de Pioneiros Agostinho Neto) teve a participação de nove concorrentes dos nove aos 14 anos de idade, todas do sexo feminino.
O júri, presidido pelo promotor de música infantil, Joaquim Pedro Freitas (Ti Kim), avaliou a presença em palco, interpretação, mensagem e melodia da canção e a indumentaria.
O evento teve a participação de crianças dos distritos da Samba e do Kilamba Kiaxi e do município de Belas.