Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
10-02-2012 11:09

Kwanza Norte
Inscritos doze grupos para o desfile provincial da edição do Carnaval/2012

Ndalatando - Doze grupos carnavalescos encontram-se actualmente inscritos a nível da Direcção Provincial da Cultura do Kwanza Norte visando a participação no desfile provincial da edição do Carnaval/2012, a decorrer a 21 de Fevereiro em curso.
 
A informação foi avançada hoje à Angop pelo responsável do Departamento Provincial do Património histórico e cultural, Adolfo Aparício, esclarecendo que no quadro da selecção dos grupos para o desfile provincial foram priorizados os cinco primeiros classificados da edição de 2011, enquanto que sete grupos sairão dos desfiles municipais que deverão decorrer de 14 a 18 de Fevereiro.
 
O mesmo disse constarem entre os grupos já seleccionados para o desfile provincial, as agremiações do Kudissanga Kwamakamba e Cidrália do Ngolome (do município de Kambambe), organizações Veluzia e Xá de Caxinde, ambos de Ndalatando (capital da província) e Jovens Unidos do Lucala.
 
Adolfo Aparício referiu que a Direcção Provincial da Cultura procedeu já a distribuição de indumentárias aos grupos inscritos para o desfile.
 
O mesmo lamentou o facto de alguns municípios não terem se mostrados disponíveis a participar da maior festa cultural nacional, estando apenas prevista as participações de agremiações de Ambaca (com um), Cazengo (três), Cambambe (dois) e Lucala (com 1).
 
?Se todos municípios participassem do desfile provincial teríamos 18 grupos, porém teremos simplesmente 12, porque vários não se mostraram disponíveis para participar do evento?, lamentou.
 
De acordo com a fonte, a Direcção Provincial da Cultura efectuou a semana transacta um seminário de capacitação, que visou habilitar os grupos de conhecimentos práticos, visando observarem o rigor na escolha da indumentária, tema e composição musical, considerados elementos substanciais para o sucesso do evento cultural.
 
O responsável disse acreditar que no presente ano poderá se constatar melhorias em vários aspectos, pelo facto de se ter realizado pela primeira vez um seminário de capacitação que vai permitir os grupos trabalhar com mais profissionalismo.
 
Optimista por bons resultados na presente edição do Carnaval, o responsável apelou aos grupos a confeccionarem a indumentária, bem como a comporem canções que reflictam e valorizem a identidade cultural do povo angolano e contribuam para a promoção da paz, da unidade nacional e pacificação dos espíritos.
 
Os prémios a serem atribuídos às agremiações vencedoras da presente edição do Carnaval não foram avançadas.





 Imprimir    Indicar
Últimas Notícias
17:06 - Ciclo de conferências sobre África acontece em Luanda
7:11 - Cantora Canícia promete realizar este ano primeiro show
2:12 - Dino Matrosse considera importante obra de Jofre Rocha
1:52 - Roberto de Almeida lança livro "Peças de oratória parlamentar"
17:29 - Palestra sobre Dia de África acontece no Zaire
15:24 - Grupo teatral Njila promove actividade no Cazenga
12:26 - Socorro realiza espectáculos em Junho e Julho
9:34 - Hélder Mendes apresenta concerto ao vivo
7:00 - Galeria de artes plásticas no pavilhão de Angola
6:21 - Prestação cultural angolana tem bom nível - Manuel Gonçalves
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.