Lobito - A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, defendeu terça-feira, no Lobito, província de Benguela, a necessidade de reabilitação do antigo Forte de São Pedro, localizado na comuna da Catumbela, de modo a converté-lo em museu que deverá conservar documentos históricos da região de Benguela.
A ministra, que falava à imprensa no termo de visitas que efectuou em diversos empreendimentos do sector que dirige, fez saber que o governo tem a preocupação de recuperar todo acervo cultural de modo a assegura a história do país.
Para acautelar todos os planos, a ministra, em companhia com o ministro do Urbanismo e Construção, José Ferreira, e o governador de Benguela, Armando da Cruz Neto, estiveram no local (Fortaleza de São Pedro), tendo constatado a necessidade urgente da recuperação daquele imóvel que muito tem a ver com a história das cidades de Benguela, Lobito e a actual vila da Catumbela.
Rosa Cruz e Silva e José Ferreira decidiram a reabilitação do imóvel de modo a se evitar que desabe e se perca definitivamente a historia.
Os governantes reconheceram a importância daquele monumento histórico ou património cultural nacional, tendo assumido a responsabilidade de se criar condições de protecção do imóvel, cujas obras deverão iniciar ainda este ano.
O Forte de São Pedro, erguido nos morros da região da Catumbela entre os séculos XVIII e XIX, de acordo com os historiadores, desempenhou duas funções importantes, sendo que a primeira favoreceu a fixação dos portugueses na região de Benguela.
Já na segunda fase, de acordo com os arquivos da antiga administração portuguesa, o Forte de São Pedro (Fortaleza) servia para impedir que se continuasse o comércio e encaminhamento de escravos a partir daquela região.
A ministra Rosa Cruz e Silva, no seu primeiro dia de trabalho á província de Benguela, visitou os cines das cidades de Benguela, Baia Farta, bem como se deslocou a estação arqueológica do Dungo.
A ministra Rosa Cruz e Silva trabalha hoje (quarta-feira) nos municípios do Bocoio e do Lobito.