Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
09-02-2010 16:35

Cultura
Historiadores no seminário sobre Culturas de Povos de Expressão Portuguesa

Luanda   - Seis historiadores angolanos seguiram hoje (terça –feira), para a África do Sul, onde vão participar de um seminário subordinado ao tema “A Origem e Cultura dos Povos de Países de Expressão Portuguesa”, a decorrer de 10 a 12 de Fevereiro, na Cidade do Cabo (Cape Town). 
 
De acordo com o coordenador do grupo, Afonso Matias, esta é a segunda vez que eventos do género se realiza a nível de historiadores africanos e serve para ajudar a perceber a verdadeira história de África, visto que quase todos os países do continente foram colonizados por potências estrangeiras.
 
Em entrevista à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro o historiador explicou que nem todos os africanos conhecem a verdadeira história das suas origens, daí a necessidade de se realizar encontros similares para troca de experiência diversificada.
 
Apontou a necessidade dos povos conhecerem não só a história dos seus país mais sim do continente no geral.  
 
Para o chefe de comitiva, “muita das vezes acontece que ficamos a falar fluentemente o idioma do qual fomos colonizados, como o caso do portugueses, inglês ou francês, e acabamos por esquecer as nossas línguas maternas que não deixam de ser muito importante para a nossa cultura, porque todo o cidadão deve conhecer de onde veio e para onde vai”, acrescentou o historiador.
 
Segundo deu a conhecer Afonso Matias, o seminário vai igualmente abordar vários temas e assuntos relacionados com os Estados Africanos de Expressão Portuguesa, tais como os seus hábitos, costumes e outros aspectos das culturas das regiões onde estes países estão inseridos em África.
 
Fazem parte do grupo de Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP), Angola, Moçambique, Cabo-Verde, São Tomé e Príncipe e a República da Guiné Bissau, Estados igualmente membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).





 Imprimir    Indicar
Últimas Notícias
21:35 - Escritores lançam obras em Malanje
19:27 - Presidente do Sagrada Esperança promete surpreender
18:45 - Grupos carnavalescos ensaiam pista de exibição da Nova Marginal
14:50 - Escritora Feliciana Neto coloca em disco poemas de sua autoria
13:37 - Liga Nacional Africana contribuiu na preservação da identidade dos angolanos - diz docente
10:00 - Definidos prémios para vencedores do Carnaval
23:07 - Banda Calypso acusada de plagiar música de Anselmo Ralph
22:30 - Show dos namorados falha por razões de saúde do músico Belo
17:57 - Direcção da Cultura inscreve 37 grupos para desfile do Carnaval 2012
16:03 - Reprovada inserção de crianças em grupos carnavalescos de adultos
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.