São Paulo - O governo brasileiro reforçou com 10 mil homens a segurança nas fronteiras com Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia, desde segunda-feira, para combater o crime organizado, divulgou hoje o Ministério da Defesa do país.
O foco da fiscalização será o contrabando, tráfico de drogas, armas e animais, além do transporte de produtos explosivos, segundo o ministério.
Os agentes, entre civis e militares, vão fiscalizar uma área de 3,9 mil quilómetros desde o extremo sul do Brasil até ao Estado do Mato Grosso do Sul, no centro-oeste, até à segunda quinzena de Agosto.
A operação, denominada "Ágata 5", decorre do Plano Estratégico de Fronteiras, lançado em Junho do ano passado pela presidente Dilma Roussef, e conta com a participação da Marinha, Exército, Força Aérea, oito ministérios, Polícia Federal e agências reguladoras.