Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
08-02-2012 18:42

Portugal
Cavaco chega a Helsínquia para visita de quatro dias

Helsínquia - O Presidente português, Cavaco Silva, chegou hoje a Helsínquia para uma visita de quatro dias à Finlândia, onde participa na reunião do "grupo de Arraiolos" e contacta com empresas de economia do Mar e nanotecnologia e promove Portugal. 

 
Receberam Cavaco Silva à chegada ao aeroporto de Helsínquia o chefe do protocolo do Estado Finlandês, Mikko Jokela, o embaixador da Finlândia em Portugal, Asko Henrik Numminen, e o encarregado de negócios na embaixada de Portugal em Helsínquia, Jorge Aranda. 

 
Cavaco Silva estará em Helsínquia até sábado, a convite da Presidente finlandesa cessante, Tarja Halonen, para participar na reunião anual de Chefes de Estado europeus sem poderes executivos, o chamado Grupo de Arraiolos, que terá lugar na sexta-feira e no sábado, mas viajou antes para uma "vertente bilateral" da visita que terá lugar na quinta-feira, no âmbito da qual desloca-se a empresas como a Nokia-Siemens e Nokia Internacional. 

 
Viajaram com o Presidente o secretario de Estado do Mar, o presidente do Aicep, o presidente da Associação para o Conhecimento e Economia do Mar, o vice-presidente da Associação Comercial de Lisboa, o director-geral do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia de Braga, e o pró-reitor da Universidade do Minho para a Investigação.

 
Quanto à reunião de Chefes de Estado, terá na agenda três tópicos, um dos quais será introduzido por Cavaco Silva. 

 
A União Europeia no contexto global é o primeiro desses pontos, com o Presidente a antecipar uma discussão que não passará ao lado dos "programas de ajustamento que alguns países europeus estão a concretizar". 

 
O segundo tópico será a tolerância e o combate à discriminação, e o terceiro é a "vizinhança a sul da Europa", sendo este tema introduzido por Cavaco Silva, numa discussão em que as primaveras árabes, incluindo a situação da Síria, e o papel da Europa nestas mudanças, estarão em cima da mesa.






 Imprimir    Indicar
Últimas Notícias
19:34 - Próximas negociações Irão e 5+1 em 18-19 Junho em Moscovo
19:19 - Dragon sobrevoa estação espacial antes de acoplamento na sexta: Nasa
19:02 - índice de confiança gera dúvidas sobre resistência à crise
18:53 - País denuncia crescente concentração de poder no Executivo da Venezuela
18:49 - Execuções sumárias e bombardeamentos deixam 23 mortos
18:43 - Furacão Bud se fortalece à categoria 2 no Pacífico do México
18:39 - Consumo humano de água também é responsável pelo aumento do nível dos mares
18:35 - São Paulo aposta em projecto de 1,7 mil milhões de euros para Expo2020
17:22 - Deputados do Baath são maioria no Parlamento
17:18 - Polícia prende 700 manifestantes
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.