Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
30-08-2011 19:07

Chile
Justiça aguarda documento do Vaticano sobre caso de pedofilia

Santiago do Chile - A juíza chilena Jéssica González declarou nesta terça-feira que espera uma resposta oficial do Vaticano para poder encerrar a investigação que revisa as acusações contra o padre Fernando Karadima por abusos sexuais.

 

A magistrada considerou que, seis meses após a solicitação da exortação internacional de acesso à investigação eclesiástica, já é tempo de receber o documento da Santa Sé.

 

"Não chegou a mim a resposta da exortação internacional a respeito do que se solicitou em Maio, e há algumas pessoas citadas que é o que ainda vai ficando pendente, e ambas as partes têm conhecimento do sumário", afirmou.

 

O documento, solicitado em Maio, trata da compilação da investigação empenhada pela Igreja Católica que neste ano condenou Karadima a uma vida de oração e retiro por causa de abusos sexuais e de poder.

 

González também solicitou ao Vaticano a intervenção da Pia União Sacerdotal, do seminário local, que manejava grandes quantidades de dinheiro.

 

"Não posso encerrar o sumário se não chega a mim a exortação internacional", justificou, indicando que, "se demorar muito, teria que pedir explicações".

 

Além de ser penalizado na Igreja Católica, Karadima também foi acusado e processado na Justiça chilena após testemunhos de quatro vítimas, hoje adultas.

 

Na época dos crimes, ele era responsável pela Igreja do Sagrado Coração de El Bosque e um dos sacerdotes mais influentes dos anos 1980 como formador de outros religiosos,  entre eles cinco bispos actuais.

 

As denúncias comoveram a sociedade chilena e levantou críticas contra a hierarquia católica do país, que a acusavam de não ter feito nada quando as denúncias foram feitas, em 2004.






 Imprimir    Indicar
Últimas Notícias
19:34 - Próximas negociações Irão e 5+1 em 18-19 Junho em Moscovo
19:19 - Dragon sobrevoa estação espacial antes de acoplamento na sexta: Nasa
19:02 - índice de confiança gera dúvidas sobre resistência à crise
18:53 - País denuncia crescente concentração de poder no Executivo da Venezuela
18:49 - Execuções sumárias e bombardeamentos deixam 23 mortos
18:43 - Furacão Bud se fortalece à categoria 2 no Pacífico do México
18:39 - Consumo humano de água também é responsável pelo aumento do nível dos mares
18:35 - São Paulo aposta em projecto de 1,7 mil milhões de euros para Expo2020
17:22 - Deputados do Baath são maioria no Parlamento
17:18 - Polícia prende 700 manifestantes
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.