Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
31-07-2010 12:40

Alemanha
Líder renana apela ao "sentido do dever" no esclarecimento da tragédia

Berlim - A primeira-ministra do "Land" alemão da Renânia do Norte-Vestfália, Hannelore Kraft, pediu hoje que todos actuem "com sentido do dever" no esclarecimento da tragédia da "Love Parade" de Duisburg, na qual morreram 21 "pessoas jovens, cheias de vida" da Alemanha e de outras partes do mundo.


"Temos o dever com os que perderam seus familiares", afirmou Kraft, no ofício realizado na igreja evangélica de Duisburg, para lembrar que entre essas vítimas havia jovens que chegaram a partir "da Itália, Holanda, Bósnia, China e Espanha", em alusão aos oito estrangeiros mortos no grande festa "tecno".


Todos vieram para "divertir-se na "Love Parade", que acabou em uma "dança da morte", disse o presidente do Conselho da Igreja Evangélica, Nikolas Schneider, cooficiante da cerimónia junto com o bispo católico Franz Josef Overbeck.


Kraft, do Partido Social-Democrata (SPD) e no cargo há apenas 15 dias, foi a única representante política a falar na celebração religiosa, ao que assistiu o estado maior da política alemã, liderada pela chanceler Angela Merkel e o presidente do país, Christian Wulff.


O ofício foi transmitido ao vivo para outras 14 igrejas da cidade e para o estádio de futebol de Duisburg, assim como pelas duas redes de televisão pública, "ARD" e "ZDF", e vários canais de informação privados.


Uma semana depois da tragédia na maior festa "tecno" do mundo, a Alemanha segue imersa na dor e na indignação pelo ocorrido, enquanto são esclarecidas as responsabilidades da tragédia.


As críticas se centram tanto na gestão do prefeito, Adolf Sauerland, quanto no organizador, Rainer Schaller, apontado como o responsável directo do ocorrido nos relatórios, ainda provisórios, da Polícia e da promotoria.


Nem o prefeito, nem o organizador foram à celebração, por questões de segurança e por respeito às vítimas, segundo explicaram ambos, já que sua presença poderia gerar tensões.


Do total de 511 feridos na tragédia, 25 seguem hospitalizados.






 Imprimir    Indicar
Últimas Notícias
6:30 - Operadores da usina de Fukushima aumentam refrigeração de reactor
6:24 - Cantora Whitney Houston morreu aos 48 anos
6:11 - Gregos manifestam contra medidas de austeridade
6:09 - Governo pede apoio à parlamentares
6:05 - Polícias põem fim a greve que gerou 157 mortos
23:46 - PMs preparam manifestação para a próxima semana
23:30 - Ex-presidente Lula da Silva internado com sintomas de fraqueza
23:26 - Ataques em Bagdad matam sete pessoas
22:38 - Governo acusa Reino Unido de transportar armamento nuclear
22:32 - Polícia britânica detém cinco jornalistas
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.