Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
31-07-2010 12:20

Atenas
Grécia conta com exército para combater greve de transportadoras

 

Atenas - O Governo grego espera que as medidas de mobilização adoptadas e a ajuda das Forças Armadas garantam o fornecimento de combustíveis neste sábado, enquanto se mostra decidido a punir as transportadoras que se mantêm em greve.


Na sexta-feira, após cinco dias de uma greve que afectou gravemente a provisão de combustível, o Governo ordenou que as Forças Armadas abasteçam aeroportos e hospitais.


A decisão, segundo comunicado oficial, foi adoptada "depois da recusa das transportadoras de acatar as ordens" de interromper a greve, o que "constitui uma provocação e prejudica o interesse público".


Por isso, advertiu que os grevistas que desafiarem a ordem ditada na quarta-feira serão levados à justiça. De acordo com uma lei de 1974, a maioria dos 30 mil donos de transportadoras que se negaram a cumprir as disposições do Governo podem pegar penas de até cinco anos de prisão.


O Ministério de Infraestrutura e Transporte advertiu na sexta-feira à noite que "as sanções previstas serão levadas ao pé da letra, incluindo a retirada das licenças profissionais".


Os motoristas protestam contra um projecto de lei que põe fim ao monopólio da profissão, de acordo com o exigido pela União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) em troca de um auxílio económico.


A greve no sector provocou sérios problemas de abastecimento e escassez de produtos no mercado.


"Sem dúvidas a greve teve consequências no turismo", embora "os voos e os portos estejam a funcionar, e o movimento turístico siga sem problemas", declarou neste sábado o vice-ministro do Turismo, Yorgos Nikitiadis, à rede televisiva "Skai".


No entanto, o jornal ateniense "Kazimerini", que cita fontes do setor turístico, um dos pilares da economia grega, assegura que houve uma redução de cerca de 100 mil reservas diárias em hotéis, em comparação com a alta temporada do ano passado.






 Imprimir    Indicar
Últimas Notícias
6:30 - Operadores da usina de Fukushima aumentam refrigeração de reactor
6:24 - Cantora Whitney Houston morreu aos 48 anos
6:11 - Gregos manifestam contra medidas de austeridade
6:09 - Governo pede apoio à parlamentares
6:05 - Polícias põem fim a greve que gerou 157 mortos
23:46 - PMs preparam manifestação para a próxima semana
23:30 - Ex-presidente Lula da Silva internado com sintomas de fraqueza
23:26 - Ataques em Bagdad matam sete pessoas
22:38 - Governo acusa Reino Unido de transportar armamento nuclear
22:32 - Polícia britânica detém cinco jornalistas
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.