Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
19-03-2010 1:00

Cuba
Damas de Branco lembram sete anos da Primavera Negra


Havana - As "Damas de Branco", uma organização formada por mães e mulheres de dissidentes, voltaram  quinta-feira, às ruas de Havana, para recordar o sétimo aniversário da prisão dos  seus 75 familiares.

 

A manifestação a que se opuseram 350 defensores do governo cubano decorreu sem qualquer acto de violência.

 

 "O dia de hoje marca a prisão de nossos familiares, a data é conhecida como a Primavera Negra. Não vamos deixar de protestar aconteça o que acontecer",  afirmou a dissidente Laura Pollán, enquanto caminhava com o braço direito numa tipoia e o dedo imobilizado, resultado de um confronto com partidários do governo e polícias.

 

Na véspera, no terceiro dia de passeatas, as Damas de Branco foram empurradas e agredidas por partidários do Governo, enquanto policias femininas as obrigaram a entrar em dois autocarros, levando-as à casa de Pollán.

 

Na manhã de quinta-feira, 30 mulhres vestidas de branco e levando ramos de gladíolos rosas, assistiram à missa na Igreja de La Merced, na Havana Velha, de onde saíram em marcha silenciosa, até serem interpeladas por grupos pró-castristas.

 

Entre as Damas de Branco estava Reyna Luisa Tamayo, mãe do preso Orlando Zapata, que morreu, aos 42 anos, no dia 23 de Fevereiro, depois de dois meses e meio de greve de fome para exigir melhores condições nas prisões.

 

A morte de Zapata motivou uma onda de consternação internacional, com o Governo da ilha condenado pelo Parlamento Europeu, diversos governos e instituições de direitos humanos.

 

O Governo cubano considera as Damas de Branco a ponta de lança da política subversiva dos Estados Unidos contra a ilha e as acusa de receber dinheiro de Washington.

 






 Imprimir    Indicar
Últimas Notícias
6:09 - Casa Branca descarta novas medidas de estímulo à economia
6:07 - Deslizamento de terra causou pelo menos 12 mortes
6:05 - Autoridades aprovam 3ª opção de resgate de mineradores no Chile
6:03 - Cidadãos fogem diante da terceira erupção do vulcão Sinabung
6:01 - Descoberta nova droga que promete tratar a malária com dose única
5:59 - Fundo controlado por brasileiros compra Burger King
5:57 - Países membros chegam a acordo para reforçar a supervisão financeira
5:56 - Petróleo continua a subir em NY; mercado recupera confiança
2:13 - Vice-presidente José Alencar recebe alta após quadro infeccioso
2:10 - Casa Branca vê "busca de paz genuína" em Abbas e Netanyahu
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.