Teerão - Uma centena de membros das milícias pró-governamentais iranianas tentaram invadir hoje, a embaixada da Itália em Teerão, anunciou, em Roma, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Franco Frattini.
Os manifestantes gritavam "Morte à Itália, morte a Berlusconi" e atiraram pedras, contou Frattini durante uma intervenção no parlamento.
O chanceler anunciou que a Itália decidiu não enviar o seu embaixador às manifestações organizadas para 11 de Fevereiro por ocasião do aniversário da Revolução Islâmica de 1979.
A polícia iraniana interveio para impedir o ataque contra a embaixada italiana, acrescentou o chanceler, acrescentando que não foram registados danos na sede diplomática.
A tensão entre os dois países aumentou depois da viagem na semana passada do chefe do governo italiano, Silvio Berlusconi, a Israel, durante a qual manifestou o seu apoio incondicional a esse país e pediu "sanções eficazes" contra o Irão, acusado de ambicionar armas atómicas.