Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
23-06-2012 20:07

Huambo
Realçada importância da formação superior de quadros

Huambo – O vice-governador para o sector técnico e infra-estruturas da província do Huambo, José Paulo Kai, disse hoje (sábado,) nesta cidade, que a formação superior qualificada dos recursos humanos é necessária para a reconstrução e o desenvolvimento de Angola, em geral, e da província do Huambo, em particular.
 
Ao discursar na cerimónia de abertura do ano académico no Instituto Superior Politécnico de Humanidades e Tecnologias-Ekuikui II (ISUPE), José Kai realçou que a formação superior de quadros qualificados é imprescindível para o actual processo de reconstrução nacional.
 
Para ele, a prossecução e concretização dos vários programas gizados pelo Governo de Angola, com vista a melhoria das condições de vida dos angolanos, impõe a existência de recursos humanos capazes de materializar as acções.
 
O vice-governador do Huambo para o sector técnico e infra-estruturas disse que para o efeito as instituições universitárias, de forma geral, e o ISUPE, em particular, são parceiros e elementos fundamentais para a efectivação deste inegável desiderato.
 
José Paulo Kai referiu também que o Governo angolano aprovou a criação do ISUPE, atribuindo-lhe a precípua missão de vir a ser, pelo ensino, investigação e extensão de nível superior, um dos motores do desenvolvimento deste país.
 
Assim, acrescentou, está subjacente ao estabelecimento do ISUPE a identificação da necessidade de que a criação e a transferência do conhecimento aplicável em Angola é um instrumento fundamental à superação do subdesenvolvimento.
 
A formação superior não pode, de acordo com o vice-governador do Huambo para os serviços técnicos e infra-estruturas, contentar-se como antes, em formar apenas elites restritas e de feição dominante burocrática, ela precisa, sim, é de gerar um nível crítico de profissionais altamente qualificados em todos os sectores de actividade consideradas vitais.
 
Na visão de José Paulo Kai, da mesma forma que a exigência da inserção dinâmica programada pelo Executivo angolano, a de transformar Angola, deve implicar a mobilização, adaptação e a criação dos conhecimentos aplicáveis ao desenvolvimento do país e que se faça em novas bases.
 
“Para conseguirmos verdadeiramente, temos que almejar alcançar uma economia que tem no conhecimento e na inovação o seu trunfo competitivo, uma democracia assente na cidadania formada e informada e uma identidade cultural que se renova pela pesquisa antropológica, no seu movimento de consolidação, aprofundamento e afirmação internacional”, argumentou.  
 
O vice-governador do Huambo admitiu que com a criação do ISUPE, em 2011, lançou-se um processo irreversível, superando etapas, corrigindo erros, reavaliar opções, mas avançado sempre com determinação e vontade de vencer.
 
Ao dirigir-se para a administração do ISUPE, José Paulo Kai reafirmou a vontade do governo do Huambo em apoiar as acções com vista ao normal e regular funcionamento dos actuais cursos ministrados na instituição e as iniciativas conducentes a abertura de novos cursos, por forma a garantir provimento de quadros superiores em outras aéreas do saber e desenvolvimento económico e social da província.
 
O Instituto Superior Politécnico de Humanidades e Tecnologias EkuikuiII (ISUPE) ministra cursos de Ciências da Educação, Comunicação Aplicada, Contabilidade e Administração, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Informática, Informática de Gestão e Pedagogia.





 Imprimir    Indicar
Últimas Notícias
12:50 - ADPP lança projecto de água e saneamento nas escolas primárias
12:04 - Jornadas científicas do ISCED incentivam competências dos estudantes
11:39 - Mais de mil crianças da escola primária 271 terão instalações condignas
10:40 - Ministro do Ensino Superior trabalha em Benguela
19:38 - Crianças da comuna da Funda recebem merenda escolar
18:46 - Alunos devem empenhar-se nas Olimpíadas de Matemática
18:40 - Alunos do ensino primário recebem batas escolares
18:37 - Empossados 23 novos responsáveis escolares
18:05 - Universidade Lueji A'Nkonde abre em 2014 curso de mestrado
14:46 - Crianças do I ciclo do Sambizanga visitam Ministério da Educação
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.