Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
31-12-2008 21:39

Namibe
Capitania arrecada mais de trinta milhões de kwanzas

Namibe - A Capitania do Porto do Namibe arrecadou, para os cofres do Estado em 2008, trinta e nove milhões quinhentos e quinze mil e setecentos e setenta e dois kwanzas, mais 13 milhões e 886.846 em relação ao período anterior .


O capitão António Germano, que falava na cerimónia de cumprimentos de fim de ano, disse que as receitas resultaram das cobranças do licenciamento de navegação, concessão de terreno da faixa marítima, assim como de diversos documentos passados pela capitania.

O responsável referiu igualmente que durante o ano preste a findar a Capitania do Porto do Namibe inspeccionou e registou duas traineiras e 38 baleeiras novas, bem como foram vistoriadas 26 traineiras, 95 baleeiras, três lanchas, dois barcos de recreio,
um rapa e 190 chatas.

A sua instituição, acrescentou, registou também a entrada de 138 navios estrangeiros de longo curso, oito embarcações pesqueiras, 31 petroleiros e 19 butaneiros.

Quanto à sinalização da costa marítima, na província do Namibe foram reabilitados faróis no Piambo, na comuna da Lucira, e dos Flamingos no município do Tômbwa, bem como os farolins um, dois e três no Saco-Mar.


Segundo disse, ainda em 2008 registou-se a colisão de três embarcações de médio porte, igual número de encalhamentos, na margem da baia, e o embate de um navio pesqueiro de grande porte contra a ponte do município do Tômbwa.

A Capitania do Porto do Namibe perspectiva para 2009 o reforço da qualidade das acções a desenvolver para a melhoria do registo de navios no pavilhão nacional e fiscalizar o cumprimento das normas internacionais.

Tenciona também concluir as obras de reabilitação de faróis, da capitania, construção de três postos marítimos, aquisição de meios rolantes e de comunicação, de uniforme para o pessoal e de uma viatura para assistência aos faróis.






 Imprimir    Indicar
Últimas Notícias
4:03 - Conferência Internacional de Minas domina noticiário económico da semana
19:24 - Primeira Feira Nacional da Banana acontece entre 23 e 25 de Fevereiro
19:11 - Analista considera maior parte dos Estados africanos como "importadores crónicos"
18:17 - Famílias camponesas vão receber material agrícola
18:05 - Jovens reembolsam empréstimos bancários do Crédito Jovem
17:41 - Camponeses de Ekunha e Bailundo trocam experiências sobre técnicas de produção agrícola
17:30 - Fábrica de adubo começa a produzir em Março
16:54 - Hipopótamos destroem culturas de milho no município do Mungo
11:49 - Reforma tributária introduz alterações no imposto industrial
11:45 - Recuperadas mais de mil fazendas de café no Negage
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.