Luanda - A circulação de novas notas do Kwanza e de moedas metálicas, prevista para o próximo ano, vai garantir segurança na sua transportação, considerou hoje, em Luanda, a bancária Joaquina Sebastião.
Ao falar hoje à Angop, a propósito do anúncio desta medida do Governo, a responsável salientou que, com a previsão da entrada em circulação de notas do Kwanza com maior valor facial, o agente económico não terá a necessidade de levar ao bolso um grande volume de massa monetária, quando tiver a necessidade de comprar bens ou serviços.
Por outro lado, referiu também que a entrada em circulação de notas e moedas metálicas vai facilitar as transacções comerciais.
“Para o lançamento dos respectivos valores, temos que ter em conta o Produto Interno Bruto (PIB), pois a quantidade de massa monetária em circulação tem que corresponder ao PIB, para o controlo dos níveis de inflação”, considerou.
Salientou que a entrada em circulação das novas notas deve ser acompanhada de outras medidas políticas, como o aumento da produção e a diversificação de produtos, para evitar elevados níveis de inflação.