Nzeto - O fraco poder de compra da população do Nzeto está a desencorajar o exercício da actividade económica no município, porque os comerciantes levam muito tempo para venderem os seus produtos.
Numa ronda efectuada hoje (quarta-feira), em alguns estabelecimentos comerciais locais, notou-se que existe uma gama de produtos alimentares e industriais, adquiridos em Luanda, porém demoram meses para serem comercializados, devido ao fraco poder de compra dos habitantes da circunscrição.
O comerciante Augusto Alberto, proprietário de uma loja que se dedica ao comércio de produtos alimentares, na sede municipal, afirmou que a sua mercadoria demora, às vezes, mais de três meses para ser comercializada.
O interlocutor alegou que o desemprego pode ser uma das principais causas do baixo poder de compra dos munícipes do Nzeto, porque boa parte dos habitantes locais, sobretudo a camada juvenil, é desempregada.
Apelou aos empresários nacionais e estrangeiros a investirem na localidade de modo a criar-se mais postos de trabalho para os munícipes, para auxiliar o sector público e as empresas de construção civil, os únicos sectores que actualmente criam novos postos de trabalho no Nzeto.
Nos últimos dois anos, salientou, o sector da construção civil deixou de empregar cidadãos devido à crise financeira mundial que fez paralisar muitas obras em curso na localidade.
Henrique Nvuama, também comerciante, queixou-se do mau estado da estrada Luanda/Nzeto, que, para ele, constitui também um empecilho para o exercício da actividade comercial, tendo solicitado a intervenção urgente das autoridades competentes para a reabilitação da via.
A abertura de agências bancárias no município, que possibilitem a aquisição de créditos pelos empreendedores, foi igualmente sugerida pelo agente económico.
O município do Nzeto localiza-se a mais de 250 quilómetros a Sudoeste de Mbanza Kongo. A circunscrição encontra-se na costa atlântica e tem uma população estimada em 42 mil habitantes.
Ocupa uma área geográfica de 10 mil e 120 quilómetros quadrados, sendo o maior dos seis municípios da província do Zaire; possui quatro comunas (Kindege, Musserra, Kibala Norte e sede). A população local vive maioritariamente da agricultura de subsistência e da pesca artesanal.