Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
13-03-2010 15:10

Bié
Município do Chitembo reclama presença de bancos comerciais

 


Kuito - A ausência de uma agência bancária, principalmente do Banco de Poupança e Crédito (BPC), no município do Chitembo, 150 quilómetros a sul do Kuito, província do Bié, está comprometer o pagamento dos salários aos funcionários públicos daquela circunscrição, bem como  a translação da moeda nacional e estrangeira por parte da população local.

 

 

A preocupação foi manifestada pelos professores, enfermeiros e outros funcionários públicos  daquele município.

 

 

Essa situação tem estado a condicionar o bom funcionamento das actividades laborais porque  a maior parte dos trabalhadores aproveita-se da situação para se deslocar ao Kuito com fito de fazer o levantamento dos seus salários, acabando alguns deles por permanecer mais tempo que o necessário.
 

 

Jacinto António (professor) sublinhou que a ausência de um balcão do BPC ou de qualquer  outra instituição bancária, além de condicionar o levantamento de salários em tempo real e o crescimento social e económico do municipio, está também influenciar que alguns funcionários se aproveitem da situação para estar ausente do local de serviço por tempo indeterminado.

 

 

O administrador do Chitembo, Daniel Mucanda, frisou que as autoridades administrativas estão a encertar contactos com responsáveis do BPC, no sentido de se abrir uma agência bancária naquele município de modo a possibilitar o levantamento dos salários dos funcionários públicos.

 

 

Disse ainda que a abertura de uma agência bancária naquela edilidade vai possibilitar que os camponeses e agentes económicos locais façam crédito, visando o desenvolvimento socioeconómico da região.

 

 

Por seu turno, a gerente do Banco de Poupança e Crédito (BPC) no Bié, Dionísia Ruth Adelino, assegurou que a instituição financeira prevê erguer este ano um balcão naquele município, com vista a facilitar e melhorar o atendimento aos clientes, com maior realce os
professores e enfermeiros e assim evitar filas nas agências do Kuito.

 

Acrescentou que além do Chitembo, o BPC vai igualmente construir uma agência nos municípios de Catabola e Kamacupa, acrescentando que neste último as obras estão em fase de acabamento.

 

 

Na província do Bié funcionam vários bancos, nomeadamente o Banco Sol, Banco de Fomento Angola (BFA), Banco Africano de Investimento (BAI), Banco BIC, Millenneum e Banco de Poupança e Crédito (BPC). Este último conta com seis agências, sendo quatro no Kuito, uma no Andulo e outra no Chinguar.

 






 Imprimir    Indicar
Últimas Notícias
19:37 - Inaugurada primeira agencia do Standard Bank
19:12 - ENSA abre agência em Santa Clara
16:36 - Trocas com China aumentam 11,5 porcento - Estatística
16:35 - Escassez de chuvas preocupa camponeses da Chibia
15:48 - Missão empresarial angolana visita Trindade e Tobago
15:48 - Empresa comercializa produtos no valor de USD 18 milhões
14:21 - Embaixador Nelson Cosme na confederação empresarial da CPLP
12:08 - ENSA inaugura hoje agência na fronteira de Santa Clara
12:06 - Governante constata dificuldades do CIP
21:01 - Endiama vai incrementar produção
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.