Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
15-01-2010 10:36

Bié
Cultivados mais de trinta mil hectares no Kunhinga

Kuito – Pelo menos 36 mil e 530 hectares foram preparados e cultivados com culturas diversas na presente campanha agrícola (2009/2010), no município do Kunhinga, 30 quilómetros a norte do Kuito, província do Bié.
 
O chefe da Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA) no município, Júlio Chionga, informou que dos 36 mil hectares, 218 foram mecanizados, 5.700 foram cultivados por tracção animal e os restantes foram trabalhados manualmente, visando aumentar a produção agrícola bem como combater a fome.
 
Júlio Chionga disse também que 11 mil e 300 hectares foram cultivados com milho, 5 mil e 125 outros com feijão, 4 mil e 100 com mandioca, 4 mil e 500 com amendoim e 11mil 505 outros cultivados com batata rena, doce e hortícolas diversas.
 
Referiu que para a efectivação da presente campanha agrícola naquele município, a sua instituição recebeu e distribui aos camponeses locais 9 toneladas e 200 quilogramas de feijão, 25 de milho e 3 toneladas de feijão macunde.
 
 Júlio Chionga acrescentou foram também distribuído sete toneladas de adubo do tipo “12-24-12”, quantidade insuficiente, tendo em conta o número de camponeses associados e isolados.
 
As actividades agrícolas no município do Kunhinga são asseguradas por três cooperativas, dois mil e 773 camponeses, agrupados em 41 associações e apoiados pelo governo provincial, Cruz Vermelha de Angola e Cruz Vermelha da Espanha.





 Imprimir    Indicar
Últimas Notícias
19:18 - Executivo procura reduzir níveis de subvenções nos preços de combustíveis
19:01 - Elefantes devastam culturas no município do Golungo Alto
18:46 - IRSEM emprega mais de 22 milhões de kwanzas no projecto "Assistir Chipipa"
18:33 - Plataforma de petróleo explode no Golfo do México
17:35 - Direcção da indústria capacita técnicos sobre actividades geológico-mineiras
17:24 - Eliminação dos subsídios vai aumentar investimentos no sector social
15:39 - IDA vai assistir famílias camponesas na campanha agrícola 2010/2011
15:35 - Imobiliária Build qualifica fundo de pensões complemento ao seguro público
14:32 - Polícia Fiscal regista seis infracções fiscais em Santa-Clara
14:05 - Sector mineiro carece de indústria de equipamentos
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.