Chibia - A direcção, recém-eleita, do Clube Desportivo da Chibia (CDC) vai apostar, este ano, na formação de novos atletas em diferentes modalidades, com vista ao engrandecimento da agremiação e consequente desenvolvimento do desporto a nível da circunscrição.
Falando à Angop hoje, quinta-feira, o vice-presidente de direcção, José Luís Coquitas, referiu que a prioridade vai para o futebol e basquetebol, onde se prevê mobilizar o maior número possível de crianças e jovens locais para a prática desportiva.
Realçou que a par disso, o Desportivo da Chibia pretende implementar a formação de jovens praticantes do andebol e xadrez, e pensar futuramente em outras modalidades que possam se apresentar pertinentes para as ambições da agremiação.
Afirmou ser intenção da única força desportiva do município da Chibia participar nas competições infanto-juvenis de nível provincial e nacional, no futebol e basquetebol, na perspectiva de dar maior rodagem aos formandos.
Para o sucesso do projecto, o responsável desportivo disse que vai contar com o apoio de empresários locais e da administração municipal.
A nova direcção tomou posse no início deste mês e tem como presidente da mesa da assembleia Kundy Paihama, vice-presidente Mariana Dias, presidente de direcção Carla Maria, vice-presidente Luís Coquitas.
Fundado em 1947, o Clube Desportivo da Chibia já participou no provincial da Huíla e no zonal de apuramento ao Girabola de 2009.
O município da Chibia situa-se a 45 quilómetros a sul do Lubango, tem uma população estimada em 200 mil habitantes espalhados por quatro comunas: Jau, Quihita, Capunda Cavilongo e sede.