Luanda – A equipa de caçulinhas do Domant FC (Cacuaco) detentor do troféu da 1ª edição do torneio de futebol, denominado Girabairro – Taça do Presidente, empatou hoje, sábado, (1-1), com a formação do Atlético de Icolo e Bengo "Dimbwela" na ronda inaugural da presente época desportiva infantil (2ª edição).
Na partida concorrida, no campo pelado do Golfe, Kilamba Kiaxi, o primeiro momento de golo surgiu para Dimbwela, com o capitão da formação, o puto Quitoco, a permitir a defesa do castigo máximo (penalte), aos 13 minutos.
Ainda na etapa complementar o juiz da partida foi alvo de algumas contestações por parte dos intervenientes no desafio e pela assistência, por assinalar alguns lances, numa iniciativa em que a organização, o Movimento Nacional Espontâneo (MNE), prima pela pedagogia desportiva, e não pelos resultados das equipas.
Por sua vez, o Domant FC, que parecia "adormecido" no culminar da etapa inicial, protagonizou lances com algum perigo para o terreno adversário, obrigando este a empenhar-se.
No reatar do desafio, os campeões em título adiantaram-se no marcador, com Cadumba a marcar o penalte. O Atlético de Icolo e Bengo "Dimbwela" igualou a partida, por Zezinho.
Antes do desafio, as mais de 70 formações envolvidas na prova desfilarem para os presentes, e o vice-ministro da Juventude e Desportos, para a área da juventude, Job Pedro Castelo Capapinha, abriu oficialmente a prova com alguns dribles de bola.
Para animar a festa do futebol infantil, os músicos Pedro Cabenha e Lutchania Mabulu enceram musicalmente o desafio de abertura da competição que vai até Setembro do presente ano. O kudurista Nagrelha não actuou por ter chegado tarde ao palco do evento.
Na competição de duas fases (com duas voltas) vão participar mais de 70 equipas dos sete municípios de Luanda.