Istambul (Dos enviados especiais) - O extremo angolano Olímpio Cipriano fica definitivamente de fora do jogo dos oitavos-de-final entre a selecção nacional e os Estados Unidos da América, a ter lugar esta tarde, na Arena Sinan Erdem, em Istambul, confirmou hoje à Angop o médico da equipa, Agostinho Matamba.
O basquetebolista debate-se desde a semana passada com uma miosite pós-traumática (inflamação a nível da coxa) e não recuperou, pelo que, embora tenha integrado o treino esta manhã, não está em condições para defrontar os EUA.
Esta é a segunda vez que Cipriano falha um confronto com os norte-americanos por lesão, depois dos Jogos Olímpicos de Pequim2008, na China, onde o conjunto nacional perdeu por 76-97.
Assim, o atleta vê ameaçada a sua posição no quadro estatístico, no qual ocupa a sexta posição entre os melhores marcadores numa só partida com trinta pontos, podendo ser ultrapassado pelo americano Kevin Durante (10º com 27 pontos).
De 1,96 cm de altura e 28 anos, Olímpio Cipriano é o mais concretizador da selecção com 59 pontos (18º na tabela geral) em quatro partidas, seguido de Kikas Gomes com menos um ponto em cinco jogos.