Luanda – O vice-ministro para o Desporto, Albino da Conceição José, disse quarta-feira, em Luanda, que a entrada no país de atletas estrangeiros nos últimos três anos tem reduzido financeiramente a capacidade dos clubes.
Esta redução, acrescentou, deve-se ao pagamento de salários, contratos e outros bens para os referidos atletas, o que obriga as agremiações preterirem outras situações pontuais, como a melhoria das condições dos seus patrimónios.
Em conferência de imprensa a propósito da abordagem do tema "o estado actual do desporto em Angola", realçou que a vinda ao país de jogadores e treinadores contratados por alguns clubes também tem servido na melhoria da capacidade desportiva.
“Temos notado o crescimento de qualidade nos nossos campeonatos, como de futebol, basquetebol, andebol e tantas outras modalidades, graças também ao contributo dos estrangeiros contratados pelos clubes”, afirmou.
Albino da Conceição fez este pronunciamento quando interrogado sobre a falta de utilização do estádio 11 de Novembro, em Luanda, construído para albergar o Campeonato Africano das Nações (CAN’2010), disputado em Janeiro no país.
“Face aos valores elevados no aluguer deste estádio, os clubes preferem jogar na Cidadela ou Coqueiros – com menos custos devido aos compromissos que têm com os seus atletas e treinadores” – reconheceu.
Indicou ainda que os restantes recintos situados nas cidades do Lubango, Cabinda e Benguela e que serviram também para o CAN’2010 têm estado a ser utilizados para o campeonato nacional e outras provas.
“Orientamos para que os mesmos sejam utilizados com rigor e disciplina por forma a salvaguardar este bem que foi erguido para servir o nosso futebol, em particular e o desporto em geral” – rematou.