Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
31-01-2010 21:10

CAN2010
Adeus à moda do futuro

Angop
Cerimónia de encerramento do CAN2010
Cerimónia de encerramento do CAN2010

 

Luanda – O CAN2010 encerrou-se esta noite com um sofisticado “show” pirotécnico, luzes e coreografias de sentido futurista, que proporcionaram uma harmoniosa combinação entre a cultura milenar dos antepassados e a dança contemporânea africana.


Mais de 45 mil pessoas assistiram à festa de encerramento da maior prova do futebol africano, no Estádio 11 de Novembro, na zona da Camama, ganha pelo Egipto, com golo do “milagreiro” Gedo, aos 85 minutos.

 

O espectáculo, bastante colorido, envolveu 104 percussionistas e 400 figurantes, entre os quais militares do exército, que ajudaram a mostrar, em dez minutos, a Angola progressista, dando particular ênfase à presença espiritual dos antepassados.

 

Com recursos tecnológicos de primeira geração, o show mostrou parte do universo das máscaras nacionais, ressaltando a figura de elementosidentitários da cultura tradicional, como o chongo, vindunga e yaka.

 

As cinco máscaras gigantes, expostas na pista de tartã, simbolizaram as
sociedades secretas dos antepassados, seus hábitos e costumes, tendo sido
complementadas pela imagem do olho do gigante, representando a presença
espiritual dos antepassados.

 

O espectáculo de encerramento repartiu-se em sete coreografias curtas e modernas, envolvendo "bailarinos aéreos", com destaque para a montagem da coreografia do CAN Angola 2010, que encheu o estádio de fogos e sombras, com a projecção do mapa de Angola no relvado.

 

Um dos momentos altos foi a chegada aérea da taça, trazida por uma "astronauta" em volta de uma botija de ar, seguido de um espectacular show de pirotecnia, com duração de cinco minutos.

 






 Imprimir    Indicar
Últimas Notícias
14:07 - Aberta 34ª Assembleia-Geral Ordinária da CAF
13:17 - Noventa pugilistas confirmam presença no nacional
12:47 - Depois da selecção não vou para lado nenhum - Del Bosque
11:49 - Siena mais perto da final da Taça da Itália
6:46 - Van Persie na mira do Real Madrid para 2012/13
6:16 - Meia final da Taça de Angola disputa-se hoje na Cidadela
5:40 - Benfica é o 21º mais rico do mundo
3:27 - Aimar mais uma época na Luz
3:03 - Petro de Luanda empata com Sundows em mais um jogo amistoso
2:10 - CAF altera horário do jogo da final 30 minutos depois da hora marcada
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.