Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
19-11-2009 7:10

CAN2010
Apresentação/ARGÉLIA - Mundialista "in-extremis" busca aura dos anos 80

Luanda – Última selecção africana a apurar-se para o mundial, porque teve de jogar um playoff com o Egipto, a Argélia desde muito cedo carimbara no entanto o passaporte para Angola, que alberga a 27ª edição da taça de África das Nações em futebol em Janeiro de 2010.
 
As “Raposas do Deserto”, designação da selecção argelina, chega ao CAN2010 com um título continental e duas presenças (consecutivas) no campeonato do mundo. Mas também com a fresca referência de ter “tirado” do Mundial o campeão e “papão” dos títulos em África
 
No continente africano, o seu “ano dourado” foi 1990, quando organizou e ganhou, de forma categórica, o seu primeiro e único título continental. Com uma equipa onde pontificavam Djamel Menad e Rabah Madjer. Os anfitriões começaram a prova com uma goleada sobre a Nigéria de 5-1, o mesmo adversário que bateram na final por 1-0 num percurso em que foram invictos. Na altura a fase final era disputada por oito selecções.
 
O seu poderio ficou sublinhado com o título de melhor marcador (Menad com quatro golos) e seis jogadores na “equipa ideal” do torneio.
 
A nível do campeonato do Mundo, as “Raposas” foram muito bem sucedidas na estreia, Espanha1982. Na primeiro jogo da sua história “escandalizaram” o mundo do futebol com vitória sobre a poderosa Alemanha por 2-1, o que permitiu embalarem para a fase seguinte. Na edição seguinte (Mexico1986), porém, após apuramento consecutivo para um Mundial, regressaram à casa após a primeira fase.
 
A Argélia falhou a qualificação nas últimas duas edições do CAN (Egipto2006 e Ghana2008). Na sua última participação, em 2004, foi afastada nos quartos-de-final pela selecção de Marrocos.
 
Quando prepara a sua 14ª participação num CAN, a selecção argelina amealhou já um primeiro lugar, foi uma vez finalista (1980, derrotada pela Nigéria), duas vezes terceira (1984 e 1988) e chegou aos quartos-de-final em 1996 (eliminada pela África do Sul), 2000 (batida pelos Camarões) e em 2004 (superada pelo Marrocos).
 
Contudo, o seu percurso actual indicia regresso aos seus “altos voos”, tendo como principal “cartão de visita” a eliminação do Egipto do primeiro campeonato do mundo no continente Africano.
 
Neste momento a Argélia ocupa o 29º lugar no ranking da Fifa e é a quarta melhor selecção em África, apenas superada pelos Camarões, Cote dIvoire e Egipto.
 

Sob orientação de um compatriota, Rabah Saadane, a equipa das “raposas do deserto” tem como referências os melhores marcadores do conjunto Karim Ziami, Rakif Saifi e Antar Yahia, com três golos cada, e Rafik Djebbour, Abdelkader Ghezzal (2), Nadir Blhadj, Yazid Mansouri, Lounes Gaouaoui e kaled Lemmouchia.

 

O recordista de internacionalizações é pertença de Mahieddine Meftah (107 jogos) e o melhor marcador de todos os tempos é Abdelhafid Tasfaout (35 golos).
 
Para chegar ao CAN2010, a disputar-se em Luanda, Cabinda, Benguela e Lubango, a Argélia venceu o seu grupo de qualificação com 16 pontos em sete encontro (o último foi de desempate para desfazer a igualdade com o Egipto), com cinco vitórias, um empate e uma derrota. Marcou 10 golos e consentiu quatro, deixando para segundo plano o detentor do troféu, Egipto, que terminou com 13 pontos, nove golos marcados e cinco sofridos.
 
A Zâmbia (5 pontos) foi terceira e completou o trio de representantes do grupo na competição de Angola, relegando para último o Rwanda que amealhou apenas dois pontos.





 Imprimir    Indicar
Últimas Notícias
19:25 - Zâmbia derrota Ghana e apura-se para final da competição
13:08 - Capitão da Zâmbia antevê jogo interessante contra Ghana
12:58 - Benfica do Lubango em eleições em Março
12:49 - Benfica do Lubango precisa de mais de USD dois milhões
12:24 - Técnico do Ghana admite pressão sobre jogadores
11:01 - 1º de Agosto e Interclube no destaque da segunda ronda do nacional
9:48 - Árbitros da Argélia e da África do Sul apitam meias-finais
9:46 - Técnico do Mali quer superar Cote d?Ivoire nas meias-finais
9:44 - Seleccionador ivoirense promete ganhar título
1:00 - Tivemos muita competitividade no nacional - Calabeto
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.